Regras na UnB voltam a ser discutidas

Apesar de a universidade ter aprovado normas para a organização de festas no campus Darcy Ribeiro há mais de um ano, o regulamento é ignorado pela maioria dos estudantes. Na semana passada, jovem foi esfaqueado durante um evento.



As regras de convivência na Universidade de Brasília (UnB) voltaram ao centro das discussões entre alunos, professores e direção esta semana após as festas do Dia das Bruxas promovidas no câmpus Darcy Ribeiro. Em 31 de outubro, pelo menos cinco happy hours de diferentes cursos aconteceram no Instituto Central de Ciências (ICC). O número de pessoas ultrapassou as expectativas dos organizadores e, além da sujeira, um jovem de 23 anos foi esfaqueado. Apesar de a motivação para o crime ser uma antiga desavença entre a vítima e o suspeito, que continua foragido, o caso levantou uma antiga discussão: quais são os limites para as confraternizações?

Uma resolução do Conselho Universitário (Consuni) aprovada em maio de 2012 estabelece diretrizes para uso dos espaços internos, como centros acadêmicos (CAs), corredores e estacionamentos. Depois de um ano e meio de vigência, contudo, estudantes reclamam de burocracia para organizar os eventos e arbitrariedades no cumprimento das normas. Isso porque o documento destaca que “toda e qualquer atividade alheia à rotina administrativa e acadêmica ou que não esteja incluída na programação das unidades administrativas e acadêmicas fica condicionada à permissão de uso pela administração”.

Com a resolução, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e a Prefeitura do câmpus pretendiam diminuir as reclamações de barulho no período noturno e os prejuízos à universidade, como lixo e danos ao patrimônio público. Segundo a norma, os eventos de pequeno e médio porte podem ocorrer nas unid ades acadêmicas, desde que os organizadores informem à prefeitura e peçam autorização aos decanos e à direção do curso. A solicitação deve ser feita com, pelo menos, três dias de antecedência.