Paróquias vão receber 450 peregrinos estrangeiros que vieram para o JMJ

O objetivo vai além do propósito de facilitar o ingresso desses estrangeiros no país de acolhida. De acordo com representantes do evento, o período serve também para despertar o espírito missionário dos participantes, em especial dos jovens




 (Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Pela primeira vez no Brasil entre 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro — as cidades brasileiras se preparam para o momento que antecede o evento: a Semana Missionária. Na ocasião, as 276 paróquias espalhadas pelo país recebem peregrinos estrangeiros que serão convidados a conhecer os costumes e hábitos locais, além da cultura e também dos pontos turísticos das cidades. Os forasteiros também participam de várias atividades até a data de embarque rumo à Cidade Maravilhosa.

No Distrito Federal não será diferente. Além da Arquidiocese de Brasília, várias igrejas das demais regiões administrativas definiram programação entre hoje e domingo. A capital e demais regiões administrativas vão receber aproximadamente 450 turistas de diferentes partes do globo, como França, Austrália, México, Peru, Venezula e Equador. O objetivo vai além do propósito de facilitar o ingresso desses estrangeiros no país de acolhida. De acordo com representantes do evento, o período serve também para despertar o espírito missionário dos participantes, em especial dos jovens.

Embora a porta de entrada para esses peregrinos seja os templos religiosos, a estadia deles será de responsabilidade de fiéis. No DF, eles se cadastraram previamente para receber os turistas em suas casas. O coordenador da Semana Missionária no DF, padre João Firmino, calcula que esses paroquianos pertençam a mais de nove igrejas diferentes. Segundo ele, o momento é de comunhão. “Esses jovens vão participar de catequeses nas comunidades, adorações e vivenciarão a realidade do país, como na área social. Vão visitar, por exemplo, asilos e creches”, detalhou. Firmino destacou ainda que os passeios turísticos também fazem parte do pacote. “Vamos levá-los a monumentos da cidade, como o Congresso Nacional e a Catedral”, completou.