Atleta de Brasília compete na Universíade

Ian Matos, que tem lugar garantido nas Olimpíadas de 2016, disputou com esportistas da China, México e Rússia nos saltos ornamentais



Brasília foi representada nos saltos ornamentais no sexto dia de competições da 27ª Universíade por Ian Matos, atleta paraense de Belém radicado há seis anos na capital do país e integrante da Seleção Brasileira treinada por Giovani Casilo, responsável por levar o esporte para o DF e descobrir talentos como Cesar Castro.

"A Universíade é um evento esportivo importante para os saltos, principalmente pelo alto nível dos atletas que competem. Disputamos com medalhistas olímpicos da Rússia, China e México", destacou Matos.

O atleta é o 20º colocado no salto individual de 1 metro e o oitavo no sincronizado de 3 metros, ao lado do carioca Luiz Olterelo, e tem lugar garantido nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Para o técnico Giovani Casilo, a competição que segue até o dia 17 em Kazan, na Rússia, conta com atletas de "alto nível", e que por isso, a experiência para os brasileiros se torna "ainda mais valiosa".

"Para os saltos a participação é excelente, ainda mais porque trouxemos quatro atletas da Seleção Brasileira, que saltarão em 2016", detalhou, ao lembrar-se de Luiz Olterelo, Natali Cruz e Nicoli Cruz que também competirão nas próximas Olimpíadas.

A experiência de Casilo é anterior ao ano 1973, quando ele trouxe o esporte para Brasília e conquistou brasilienses como Cesar Castro, participante de três edições dos Jogos Olímpicos -Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012)-, e ganhador da medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e do bronze em Gaudalaja 2011.

UNIVERSÍADE 2019 – Para Ian Matos a possibilidade de Brasília sediar a Universíade em 2019 seria um "ganho imensurável" para o esporte, além do "legado deixado para a cidade e população".

"Infelizmente no Brasil os olhos são todos voltados para o futebol. Se tivermos uma Universíade em Brasília, esta realidade pode mudar, pois é uma grande oportunidade para dar visibilidade para outras modalidades", defendeu o atleta.

Matos enfatiza ainda que o investimento no esporte também tem um lado social: "Quando você dá oportunidade para a criança e o jovem terem contato com o esporte, você permite que eles tenham ascensão social, melhorando sua condição de vida, assim foi comigo e com vários amigos de Belém".

"A grande vantagem de um evento como este é justamente o legado, por isso estou otimista pela vitória de Brasília, para assim conseguirmos equipamentos melhores para nossos atletas e para a cidade", finalizou Casilo, que também apoia a candidatura de Brasília para receber os jogos, que este ano reuniram mais de 12 mil atletas.