Jovens preparam festa de Corpus Christi mesmo com chuva



Cerca de 600 jovens montaram hoje de manhã tapetes com serragem, e programação inclui também shows e missa


Mesmo com a chuva, cerca de 600 jovens católicos montaram hoje os 30 tapetes na Esplanada dos Ministérios para a comemoração de Corpus Christi, que deve reunir 80 mil fiéis durante a Santa Missa marcada para às 17.00, celebrada pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.
"A razão para perseverar é mesmo servir a Deus, e a chuva não está atrapalhando tanto assim não", ressaltou a estudante Bianca Porto, de 16 anos, que faz parte do grupo de adolescentes católicos do Colégio Militar, responsável pela montagem de dois tapetes.
A festa de Corpus Christi é o momento de celebrar a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, segundo a tradição católica, e, tradicionalmente, o tapete só pode ser pisado ao final da missa pelo sacerdote que conduz a hóstia consagrada - representação do corpo de Cristo.
"Com a celebração, ressaltamos o valor da santa eucaristia numa grande festa de unidade, em que toda a igreja se reúne em torno de Deus", explicou o coordenador de comunicação da Arquidiocese de Brasília, padre José Émerson de Barros.
Os quadros montados com serragem, sal, arroz e outros grãos na Esplanada dos Ministérios marcam o percurso da procissão, que ocorrerá após a Santa Missa, momento no qual o sacerdote abençoa os fiéis por três vezes.
Em Brasília, comemora-se o Corpus Christi desde 1961, e inicialmente era feita apenas uma pequena procissão entre a igreja Santo Antônio, na 911 Sul, e a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, na 307/308 Sul.