Em viagem à America Latina, Papa Francisco visitará presídio e hospital pediátrico


O Papa Francisco dará início a sua próxima viagem internacional neste domingo, dia 05 de julho, quando visitará três países da América Latina, Bolívia, Equador e Paraguai. Segundo o Pontífice, a viagem que segue até o dia 13 de julho, será somente pastoral e não tem a pretensão de abordar assuntos políticos. A finalidade da viagem é “a de ser uma testemunha da alegria do Evangelho e levar a ternura e a caridade de Deus Pai, especialmente aos seus filhos mais necessitados, aos idosos, os doentes, os presos, os pobres, aqueles que são vítimas da cultura do descarte. “, afirmou o Papa em um vídeo produzido para os fiéis dos países que serão visitados.

Durante uma semana, o Papa presidirá cinco Missas, pronunciará 22 discursos, encontrará os presidentes dos três países, os bispos, a sociedade civil e os consagrados.

No Equador, uma atenção especial será reservada aos idosos e o Santo Padre irá visitar um asilo. Na ocasião Francisco irá visitar também a Diocese de Guayaquil, local de origem de Santa Narcisa de Jesús. A Santa equatoriana que foi beatificada em 25 de outubro de 1992, pelo Papa João Paulo II, e desde a sua morte em dezembro de 1869 possui o corpo incorrupto, (que quer dizer que o corpo não se decompôs após a morte e está intacto).

Na Bolívia a atenção se dará aos detentos. O Papa irá visitar a prisão considerada a mais perigosa do país. O presídio de Palmasola, (Santa Cruz), é a prisão mais superlotada e conflitiva da Bolívia, abriga 5 mil detentos, a grande maioria sem uma sentença definitiva.

Já no Paraguai o Papa dará uma atenção maior às crianças, aos pobres e aos jovens. Ele visitará o hospital pediátrico, Crianças de Acosta Ñu e celebrará uma Missa no bairro pobre de Ñu Guazú, onde João Paulo II canonizou São Roque González, em 1988.

Esta será a 9ª viagem internacional do Papa Francisco desde o inicio de seu pontificado em 2013. Com a viagem à América Latina, o Potifice completará 14 países visitados. Entretanto, esta viagem será a primeira em que os anfitriões falam o mesmo idioma de Francisco.

Acompanhe outras informações em breve!

Por kamila Aleixo com informações de Rádio Vaticano e Acidigital