Mensagem de pastor




Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília

“Daí graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia”. Assim rezamos, hoje, com o Salmo 117, continuando a expressar o nosso louvor e alegria pela Páscoa da Ressurreição do Senhor. A Igreja nos  pede que “os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes sejam celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa”.
O segundo Domingo da Páscoa é o Domingo da Divina Misericórdia. Jesus Ressuscitado se faz presente entre os seus discípulos demonstrando a sua grande misericórdia para com eles e para conosco. O Evangelho segundo S. João, hoje proclamado, nos apresenta o primeiro encontro de Jesus com os seus discípulos após a paixão e a morte na cruz (Jo 20,19-31).  Depois de ter sido traído e abandonado por eles, Jesus os reencontra desejando-lhes seguidamente a paz e oferecendo-lhes o dom do Espírito, juntamente, com a missão de perdoar os pecados. Ao invés de cobrar explicações ou de condenar, Jesus lhes transmite a paz e propõe o perdão.
O texto meditado destaca a figura do apóstolo Tomé. Num primeiro momento, ele não estava na comunidade dos discípulos, quando o Senhor se colocou no meio deles, e nem acreditou no testemunho dado por eles. Por isso, não foi capaz de fazer a experiência do encontro com Jesus Ressuscitado. Num segundo momento, estando novamente com os discípulos, ele encontra Jesus. Numa atitude de fé, Tomé se prostrou diante dele, proclamando: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28). O Evangelho nos mostra, assim, a importância de estar na comunidade dos discípulos para encontrar Jesus Ressuscitado e alimentar a fé em Cristo, a ser testemunhada na vida cotidiana.
Para viver em comunidade, assim como, para viver em família, necessitamos muito da misericórdia divina e também da misericórdia entre nós, o que inclui o perdão ao próximo. Neste Tempo Pascal, somos convidados a acolher o perdão e a paz de Cristo para oferecê-los aos irmãos. Assim fazendo, estaremos vivendo a Páscoa que celebramos, tempo de vida nova, pela graça de Deus. Além disso, a misericórdia nos leva a voltar o coração para os enfermos e sofredores, como sinal da fé em Cristo, a exemplo do que ocorria na comunidade primitiva, conforme o livro dos Atos dos Apóstolos, proclamado na primeira leitura (At 5,12-16).  
Lembramos a todos, que a solenidade da Anunciação do Senhor será celebrada, em toda a Igreja, nessa segunda feira, dia 08, pelo fato do dia 25 de março ter ocorrido na Semana Santa. Pedimos as orações dos fiéis pela Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a ser realizada em Aparecida – SP, nos dias 10 a 19 de abril.