Agnelo abre centro contra dependência de drogas e álcool em Samambaia


Até junho, mais três unidades especializadas no atendimento de usuários de álcool e outras drogas serão entregues à população

O governador Agnelo Queiroz inaugurou hoje o sétimo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), ação que faz parte da política de enfrentamento ao crack e outras drogas, que em dois anos aumentou em 77% o atendimento a usuários de entorpecentes.
"Quando chegamos ao governo, em 2011, o DF era uma das piores unidades da Federação no atendimento psicossocial. Hoje, já temos seis CAPS-AD em funcionamento e nosso atendimento já é considerado muito bom pelo Ministério da Saúde", contou o chefe do Executivo.
"Com a inauguração de mais três CAPS-AD, que funcionarão 24 horas até junho, chegaremos próximo ao atendimento de excelência", completou Agnelo.
Cada CAPS mantém uma equipe de mais de 70 profissionais, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas. Eles atendem adultos usuários de drogas que procuram ajuda para deixar o vício, além de oferecerem suporte às famílias.
Cada paciente tem um projeto terapêutico individual e é acompanhado por uma equipe multidisciplinar que permanece até 14 dias no Centro de Atenção. Após o período, ele poderá ser encaminhado para a unidade de acolhimento, onde ficará por até seis meses, e participará, em seguida, de atividades no centro de acolhimento ou no próprio CAPS-AD.
INVESTIMENTOS - Nos últimos dois anos, Samambaia recebeu três clínicas da família que realizaram mais de 35 mil procedimentos. A cidade ganhou, ainda, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do DF, que já fez mais de 173 mil atendimentos aos moradores de Samambaia e demais localidades da região metropolitana de Brasília.
Nas próximas semanas, o governador Agnelo Queiroz deve inaugurar uma unidade de acolhimento que funcionará de forma integrada ao CAPS-AD. A cidade também receberá a quarta Clínica da Família em Samambaia.