Procissão de fé

Começaram os preparativos para a festa de Corpus Christi, amanhã, na Esplanada dos Ministérios. O feriado ocorre sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à instituição da Eucaristia — o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Fiéis de todo o Distrito Federal e das cidades do Entorno vão comemorar a data com shows e ritos sagrados. A expectativa da Arquidiocese de Brasília é de que pelo menos 30 mil pessoas compareçam à Esplanada para a festividade durante todo o dia. Além da missa solene e da procissão, os participantes poderão assistir a apresentações de grupos musicais convidados (veja Programação completa).

As missas serão ministradas, a partir das 7h, nas paróquias da capital. Cada igreja segue a própria programação até o ápice da festa católica, às 17h, com a celebração principal na área central em frente à Catedral. Ela será presidida pelo arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, e concelebrada por todo o clero. Segundo o responsável pela organização do evento, padre George Albuquerque, os fiéis podem comparecer individualmente ou em grupos — vindos das procissões das missas matinais de outras igrejas. “É um momento de muitas orações. Os religiosos aproveitam para cantar, rezar e agradecer a Deus”, afirma. “Teremos missas nas 137 paróquias do DF, mas, à tarde, todos se voltam para a programação principal na Esplanada.”

A festa na Esplanada terá início às 6h30, com a construção do tradicional tapete que, todo ano, é confeccionado por cerca de 600 jovens de 19 grupos existentes na Arquidiocese. O tapete de Corpus Christi terá 22 quadros. Cada um deles mede cinco metros de comprimento e quatro de largura, totalizando aproximadamente 110 metros de símbolos religiosos. Os materiais usados são areia lavada e areia saibrosa, sal, serragem, palha de arroz, borra de café e bisnagas de tinta líquida em cinco cores básicas. Os desenhos retratados são, principalmente, os objetos da celebração da santa missa: cálice, patena, ostensório, âmbula e hóstias. “O tapete é importante porque é o local em que o bispo conduz o Cristo eucarístico, e é o caminho da procissão. Para os jovens, esse trabalho significa o testemunho da fé eucarística”, explica o padre George.

Tapete

A estudante Aline Sousa da Silva, 20 anos, está feliz em participar pela quarta vez da montagem. “Participo desde 2012. Este ano, eu vou ajudar no quadro do grupo Juventude de Ação Mariana (JAM) e também no do movimento Regnum Christi. É uma experiência emocionante. A nossa forma de reconhecer o grande presente que Deus nos deixou: o seu corpo”, destaca a jovem. A preparação para a montagem do tapete começou em fevereiro, com reuniões de organizadores e grupos. Durante esse período, foram apresentados os novos desenhos e feita uma reflexão sobre o sacramento da Eucaristia nas vidas dos jovens.

Integrante do grupo JAM, o estudante Miguel Laurentino de Souza Neto, 19, conta que essa é uma oportunidade maravilhosa de manifestar a fé em comunhão com outros grupos. “Sem dúvidas, é um trabalho gratificante. Preparamos o caminho para o Corpo de Cristo passar. Um dia que mostra o quanto Deus é muito maior que todos nós”, diz. “Queremos manifestar a alegria dos jovens que servem a igreja, por meio da confecção do tapete. É lindo”, destaca Miguel.

Após a celebração, os fiéis seguem em procissão pela Esplanada dos Ministérios, acompanhando o Corpo de Cristo. Durante a procissão, três bênçãos serão concedidas: pelos doentes, pelos governantes e pelas famílias. O evento será encerrado com uma queima de fogos. Haverá postos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil e uma central de atendimento S.O.S. Criança. O evento conta ainda com o apoio das policias Civil e Militar, da Agência de Fiscalização (Agefis), da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) e das secretarias de Turismo e de Saúde.

Programe-se

» 6h30: início das atividades, com a confecção do tradicional tapete pelos grupos jovens de paróquias do DF.

» 15h: concentração dos fiéis, com animação da Banda Maranatha. Cerca de 60 sacerdotes atenderão às pessoas que desejarem se confessar.

» 16h45: saída do arcebispo, dos bispos e padres de todas as paróquias, da Catedral para o altar no palco principal, no canteiro central da Esplanada

» 17h: missa celebrada por dom Sergio da Rocha

» 18h: procissão do Santíssimo Sacramento, com bênção para os doentes, os governantes e as famílias

» 18h30: shows com Banda Dom e Vida Reluz