Caiado destaca avanço tecnológico do agro goiano em palestra em Holambra

Governador cita desafios e prioridades para produtores rurais, com foco na aplicação de IA, agricultura de precisão e incentivo à transição energética



Ronaldo Caiado destaca durante evento em Holambra que transformação empreendida em Goiás é referência para o Brasil -  Fotos: Lucas Diener

O governador Ronaldo Caiado foi palestrante, nesta terça-feira (5/8), no Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados (Conexidades), em Holambra (SP). Ele destacou como o desenvolvimento tecnológico contribuiu para o avanço da agropecuária goiana. "Estamos com produção de tecnologia avançada de primeiro mundo, com a área rural realmente podendo avançar na sua produção com qualidade e diminuição de aplicação de defensivos, seja herbicida ou qualquer outro derivado", ressaltou.

Para Caiado, a transformação empreendida em Goiás é uma referência para o Brasil. "Hoje a nossa agricultura é realmente invejável por esse nível de sofisticação", acrescentou o governador ao mencionar uso de inovação como a aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), incentivo a cadeias produtivas de biometano e agricultura de precisão.  "Competimos de igual para igual com as regiões mais temperadas do Brasil, graças à ciência. Foi por aí que nós evoluímos", sublinhou em alusão ao cultivo de soja em regiões como o Vale da Araguaia e Norte Goiano.

Caiado visitou a feira de exposições instalada no Centro de Eventos Expoflora e pôde dialogar com expositores sobre o tema central do evento: Sustentabilidade: desafio e prioridade para as lideranças. "São anos e anos de uma luta por convicções, por um ideário, por acreditar na livre iniciativa, no direito de propriedade, quando o governo federal queria concentrar a capacidade de distribuir terras e não do cidadão adquirir o seu pedaço de terra", citou ao frisar que, em paralelo, o segmento teve competência de estruturar representantes na política para respaldar a atividade.

Relevância
CEO do encontro, Silvia Melo enalteceu a presença de Caiado e reforçou a relevância do debate centrado no desenvolvimento da produção do campo brasileiro. "Um tema tão importante que é o agro e que realmente é a mola propulsora do nosso país", declarou. O Conexidades é voltado a autoridades públicas das diferentes esferas, além de empresários, investidores e representantes da iniciativa privada. Trata-se de uma realização da empresa Multiplicidades em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvep).

O presidente da Rede de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Francisco Maturro, coordenou o painel e enfatizou o protagonismo de Goiás no apoio ao produtor rural. "Precisamos continuar com nosso agro, com a dedicação que nós temos, com toda a extensão rural de São Paulo e Goiás trabalhando forte para melhorar a renda do produtor. Isso sim dá certo no Brasil", sublinhou. Participou ainda da mesa redonda o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (SENAR-SP), Tirso Meirelles, ao falar do líder goiano como uma referência, apontou a defesa histórica de Caiado junto ao setor, passando desde ao direito de propriedade à interface em políticas públicas, tributação, suporte técnico, infraestrutura, entre outros.  "Preocupa exatamente com aquilo que o povo deseja para que possamos fazer o desenvolvimento sustentável do nosso país", destacou.

"Um dos melhores governadores do Brasil. Está transformando Goiás", afirmou o prefeito de Holambra, Fernando Capato, agradecendo a presença de Caiado durante a abertura do encontro. "Holambra é uma estância turística, mas a nossa principal fonte de renda é o agronegócio. É a maior produtora de flores da América Latina", acrescentou ao mencionar a relevância do tema para o município.

Lei institui o programa “Educação com Movimento” nas escolas públicas do DF

Foi sancionada no último dia 15 de julho de 2025 a Lei nº 7.727, de autoria da deputada distrital Doutora Jane, que institui o programa Educação com Movimento na rede pública de ensino do Distrito Federal. A proposta tem como foco a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, priorizando o desenvolvimento integral das crianças por meio de práticas corporais e pedagógicas interdisciplinares

Foto: Marcelo Santana.

O objetivo do programa é implantar um currículo integrado que valorize atividades como jogos, esportes, danças, lutas, ginástica e brincadeiras, promovendo o conhecimento do próprio corpo, a socialização e a formação de valores. O programa também prevê a atuação conjunta de professores de educação física com os de atividades, buscando um trabalho pedagógico articulado.

"Essa é uma vitória para nossas crianças. O movimento é essencial para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo na infância. Com essa lei, garantimos mais qualidade e sentido à educação dos pequenos", afirmou a deputada Doutora Jane.

O programa será implementado em todas as escolas públicas do DF que ofertam educação infantil e ensino fundamental I, com diretrizes específicas elaboradas pela Secretaria de Estado de Educação. Haverá também formações continuadas para os professores, acompanhamento periódico da aplicação do programa e avaliação dos impactos cognitivos e socioemocionais nos alunos.

"Educar com movimento é educar com mais humanidade, mais criatividade e mais inclusão. Essa lei representa um avanço pedagógico fundamental para o Distrito Federal", destacou o governador Ibaneis Rocha, ao sancionar a norma.

A população também celebrou a medida. Para Maria Eduarda Lima, mãe de dois alunos da rede pública do Gama, a iniciativa traz esperança de um aprendizado mais completo:

"A gente sabe que criança aprende brincando, se movimentando. Eu sempre senti falta disso nas escolas. Agora, vejo que meus filhos vão ter mais oportunidades de se desenvolver de verdade."

A nova legislação já está em vigor e será amplamente divulgada entre pais, responsáveis e a comunidade escolar.