Governo de Goiás lança edital para qualificação acadêmica de servidores públicos

Iniciativa destina R$ 4,1 milhões para bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado voltadas a servidores estaduais. A intenção é incentivar a qualificação profissional e estimular soluções acadêmicas para os desafios da gestão pública


Foto: Marcelo Oliveira.

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Secretaria de Estado da Administração (Sead), juntamente com a Escola de Governo, lançou nesta segunda-feira (29/12), a chamada pública nº 45/2025 para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação Aplicado à Gestão Pública. A ação, que prevê a oferta de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado e Estágio Pós-Doutoral) para qualificação acadêmica de servidores públicos estaduais, contará com investimentos de R$ 4,1 milhões.
 
O foco principal é direcionar a pesquisa científica para a resolução de problemas concretos e o desenvolvimento de temas estratégicos prioritários na gestão pública do Estado de Goiás, promovendo o avanço e modernização das políticas públicas. Servidores estaduais da administração direta e indireta, incluindo autarquias, fundações e empresas públicas (desde que não possuam vínculo de trabalho temporário com o Estado) lotados em todos os municípios goianos podem se candidatar às bolsas, fazendo com que o projeto tenha potencial de alcance em todos os municípios goianos. Os selecionados deverão se matricular e iniciar o curso no primeiro semestre de 2026.

Eixos estratégicos
O principal objetivo do edital é promover a capacitação dos servidores públicos estaduais em cursos de pós-graduação stricto sensu, com foco prioritário nos seguintes eixos temáticos: Políticas públicas, compras e contratos governamentais; Gestão e desenvolvimento de pessoas; Tecnologia da informação e inovação da gestão e dos serviços públicos; Gestão estratégica e projetos de governo; e Governança e modernização institucional.

Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, a iniciativa vai contribuir de maneira significativa para a capacitação de servidores, aprimoramento e execução de políticas públicas e fortalecimento de processos decisórios, além de ter estreita conexão com os pilares alinhados à estratégia do Governo de Goiás para o desenvolvimento, capacitação de recursos humanos e inovação. "Ao incentivar a formação dos servidores estaduais junto à academia, a Sead, a Fapeg e a Escola de Governo, viabilizam a capacitação dos servidores estaduais, que passarão a ter melhores qualificações técnicas para o desempenho de suas funções".

A diretora-executiva da Escola de Governo, Roberta Costa, destaca que a iniciativa reforça o compromisso com a formação continuada do funcionalismo. "A parceria com a Fapeg vem ampliar e complementar o leque de capacitações gratuitas e de qualidade que vem sendo oferecidas ao servidor público do Estado de Goiás. Não é apenas uma chance de impulsionar a carreira e o currículo com um curso de mestrado ou doutorado, mas também uma oportunidade de aliar aprendizado científico e implementação de políticas públicas mais eficientes e inovadoras".

Prazos
A chamada pública será realizada em duas etapas.  A primeira é a oferta de vagas para as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas em Goiás, apresentarem proposta institucionais para oferecer vagas nos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Os cursos devem estar alinhados com os eixos estratégicos e temas prioritários definidos no edital. O prazo para submeter as propostas é até o dia 13 de fevereiro de 2025, às 17h.  A submissão deve ser feita pela coordenação do PPG ou por docente formalmente designado.

A segunda etapa é a seleção dos servidores bolsistas que terão até o dia 27 de março de 2026 para se candidatar as vagas ofertadas pelas IES/PPGs aprovados na Etapa I. O processo seletivo será conduzido pelos PPGs selecionados e o resultado homologado pela Escola de Governo. Tanto a submissão dos PPGs quanto a dos candidatos servidores deve ser feita exclusivamente pela Plataforma Sparkx-Fapeg, no site da Fapeg.

Benefícios
Será permitida a adequação e flexibilização da carga horária de trabalho do servidor aprovado, mediante acordo com os gestores do órgão de vinculação, para viabilizar a participação nas atividades acadêmicas. Os cursos serão oferecidos nas localidades em que estão estabelecidas as Instituições de Ensino Superior (IES) e seus Programas de Pós-graduação que vierem a ser selecionados. O servidor que concluir o curso e for aprovado na defesa (dissertação/tese) receberá o título acadêmico (Mestre ou Doutor) conforme o regulamento do PPG. Não será permitida a cobrança de taxas, mensalidades ou outros custos relacionados à matrícula dos estudantes vinculados a estas vagas.

Apoio financeiro
O aluno bolsista de mestrado receberá bolsa PQ -Jr (parcial) no valor de R$ 800 reais por até 24 meses, o de doutorado terá bolsa PQ – Mestre (parcial) de R$ 1,2 mil por até 48 meses e o de pós-doutorado receberá bolsa de DR-I (parcial) de R$3,1 mil por até 12 meses.   A prorrogação da vigência das bolsas não é permitida, mesmo que o prazo de conclusão do curso seja estendido pelo PPG.

Para cada projeto de pesquisa individual selecionado, o Orientador/Supervisor receberá um auxílio financeiro de R$ 30 mil destinado ao custeio das despesas de execução do projeto, que será gerido diretamente por ele, sendo também responsável pela prestação de contas técnica e financeira junto à Fapeg. Cada docente poderá orientar até dois alunos (mestrado, doutorado ou pós-doutorado).

O benefício para o PPG será na forma de recursos de auxílio à pesquisa destinado ao custeio de atividades do Programa, por discente matriculado no valor de R$ 10 mil por mestrando, R$ 20 mil por doutorando, e R$ 10 mil por pós-doutorando, cumulativamente. O edital nº 45/2025 está disponível no site da Fapeg, na aba Acesso Rápido/Editais.
 

Renata Daguiar: protagonismo feminino e transformação social no Distrito Federal

Com uma trajetória marcada pela defesa da educação, do esporte, do empreendedorismo feminino e do desenvolvimento social, a carioca Renata Daguiar escolheu o Distrito Federal como território de atuação e vem se consolidando como um dos nomes mais relevantes da nova geração de lideranças comprometidas com a transformação social

Foto: Pedro Oliveira.


Auditora federal de Finanças e Controle do Tesouro Nacional, Renata chegou a Brasília em 2014, após aprovação em concurso público. Três anos depois, impulsionada pela realidade enfrentada pelos catadores do antigo Lixão da Estrutural, fundou o Instituto Reciclando o Futuro. Desde então, a iniciativa já impactou diretamente mais de 40 mil pessoas, oferecendo oportunidades, capacitação e dignidade a comunidades em situação de vulnerabilidade.

Atualmente subsecretária de Promoção das Mulheres da Secretaria da Mulher do DF, Renata ampliou sua atuação no campo das políticas públicas, implementando ações voltadas à autonomia econômica, à proteção social e ao fortalecimento das cidadãs do Distrito Federal. Um dos destaques é a criação da Loja Colaborativa Cerrado Feminino, instalada na tradicional Feira da Torre de TV, que garante espaço fixo de comercialização, capacitação e fortalecimento do empreendedorismo feminino.

No âmbito governamental, também idealizou e executou programas como o Realize com Pipoca e o Sempre por Elas nas Cidades, iniciativas que levaram acolhimento, serviços e atendimentos a mulheres em situação de vulnerabilidade, com foco no enfrentamento à violência doméstica, na proteção social e na promoção da independência pessoal.

Em parceria com outros órgãos públicos, Renata esteve à frente de ações solidárias como o Natal Solidário, que beneficiou mais de 400 famílias em regiões como Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, proporcionando às crianças um dia especial com distribuição de presentes, lanche e atividades recreativas.

Mesmo oficialmente afastada da gestão direta do Instituto Reciclando o Futuro, Renata Daguiar acompanhou de perto todas as iniciativas da organização que fundou. Entre os avanços recentes estão a abertura de novas unidades em áreas de alta vulnerabilidade, como Riacho Fundo II e Candangolândia, além da inauguração de um novo espaço na Estrutural e da ampliação da unidade de Samambaia. Outras duas unidades têm início previsto para janeiro de 2026.

Outro resultado expressivo foi o sucesso do Capacita DF, cursinho gratuito que já contribuiu para a aprovação de cerca de 400 alunos em concursos públicos, ampliando o acesso ao serviço público para pessoas historicamente excluídas dessas oportunidades.

Na área da saúde e do planejamento familiar, Renata também articulou parcerias com clínicas para viabilizar o Projeto DIU Social, que garante, mensalmente, a implantação gratuita do contraceptivo em cerca de 40 mulheres em situação de vulnerabilidade financeira, promovendo autonomia e planejamento de vida.

Para o cientista político Ricardo Antunes, a trajetória de Renata Daguiar a coloca como um nome promissor no cenário político do Distrito Federal.

"Renata reúne atributos cada vez mais valorizados pelo eleitorado: atuação concreta, sensibilidade social, preparo técnico e compromisso com resultados. Ela representa uma forte possibilidade de renovação na política do DF nas eleições de 2026", avalia.

Ao comentar os desafios futuros, Renata reforça o compromisso com a ampliação das políticas sociais.

"Foi um ano de grandes conquistas, e fico muito feliz por isso. Mas nossa meta para 2026 é seguir garantindo e ampliando direitos sociais para quem mais precisa. Vou trabalhar incansavelmente para assegurar que todo cidadão do DF tenha proteção social, acesso à educação, ao esporte e oportunidades reais para conquistar seus objetivos de vida", afirma.

Inscrições abertas: Sesc Festclown 2026 promete transformar Brasília no palco do circo

Sesc-DF abre inscrições para o Sesc Festclown 2026. Artistas e grupos circenses de todo o Brasil podem se inscrever até 15 de março; festival acontece entre 27 de julho e 2 de agosto



O Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) abriu, em âmbito nacional, as inscrições para a edição 2026 do Sesc Festclown – Festival Internacional de Palhaçaria e Circo. Artistas e grupos de todo o Brasil que atuam na linguagem circense podem se inscrever até o dia 15 de março de 2026, conforme edital divulgado pela instituição.

O chamamento é voltado a profissionais e coletivos que desenvolvem trabalhos nas mais diversas técnicas do circo, como palhaçaria, malabarismo, acrobacia, contorcionismo, ilusionismo, números aéreos, entre outras expressões que integram o rico e diverso universo circense.

Reconhecido como um dos principais festivais do gênero no país, o Sesc Festclown tem como objetivo fomentar a difusão cultural, a formação de público e o intercâmbio entre artistas, reafirmando o compromisso do Sesc-DF com a valorização do circo como linguagem artística acessível, educativa e plural.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, o festival representa o compromisso permanente da instituição com a cultura e a democratização do acesso à arte.

"O Sesc Festclown é uma expressão clara do nosso compromisso com a cultura como instrumento de transformação social. Valorizar o circo é reconhecer uma linguagem artística que dialoga com todas as idades, promove inclusão e fortalece a identidade cultural brasileira", destaca.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo, ressalta a importância do festival para artistas e para o público.

"O Festclown é um espaço de encontro, troca e celebração da arte circense. Abrir as inscrições em nível nacional amplia o alcance do festival e fortalece a diversidade artística, além de proporcionar ao público experiências culturais únicas e de alta qualidade", afirma.

A edição 2026 do Sesc Festclown está prevista para ocorrer entre os dias 27 de julho e 2 de agosto, reunindo apresentações, oficinas e atividades culturais voltadas para públicos de todas as idades, em diferentes espaços do Distrito Federal.

Usuários do Sesc também destacam a relevância do festival. A professora e frequentadora das atividades culturais da instituição, Mariana Lopes, afirma que o evento já faz parte do calendário cultural da cidade.

"O Festclown é sempre uma experiência encantadora. É bonito ver famílias inteiras reunidas, crianças e adultos se emocionando juntos com a arte do circo", relata.

Produtores culturais veem o festival como uma importante vitrine para o setor. Segundo o produtor cultural André Farias, o edital fortalece o cenário artístico nacional.

"O Sesc Festclown é uma grande oportunidade para artistas de diferentes regiões mostrarem seus trabalhos, trocarem experiências e ampliarem seus horizontes profissionais. É um festival que realmente valoriza quem vive da arte circense", avalia.

Os interessados em participar devem ler atentamente o edital, que reúne todas as informações sobre critérios de seleção, documentação exigida e etapas do processo de inscrição.

BRB inicia distribuição e pagamento dos créditos dos cartões Ração e Castração

O Banco BRB iniciou hoje (26) a operacionalização dos cartões Ração e Castração, dois novos programas sociais desenvolvidos em parceria com o Governo do Distrito Federal, voltados ao fortalecimento da causa animal



Para o presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, a iniciativa fortalece políticas públicas voltadas à proteção animal no DF e amplia o alcance social das ações do BRB em parceria com o GDF. "Estes são programas que, para além do repasse financeiro, representam um reconhecimento do trabalho social desempenhado pelos apoiadores da causa animal. É uma alegria para o BRB atuar nesta parceria", destaca o presidente.

As primeiras entregas dos cartões foram agendadas para hoje e 29 de dezembro, na Agência Conjunto Nacional do BRB, das 11h às 16h, horário de atendimento. A centralização inicial na unidade teve como objetivo facilitar a logística e agilizar o início dos pagamentos. Após essas datas, os cartões continuarão disponíveis para retirada na agência.

Os próximos lotes serão distribuídos gradualmente na rede de agências do BRB, de acordo com o endereço cadastrado dos beneficiários. Os protetores e responsáveis por abrigos podem consultar a data e o local de retirada do cartão por meio da plataforma GDF Social, disponibilizada pelo BRB.

Para ambos os benefícios, o pagamento é mensal. A utilização dos cartões deve ocorrer exclusivamente nos estabelecimentos cadastrados pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan), cuja lista está disponível no site do órgão. A inscrição no programa, para protetores e lojistas, é realizada diretamente pela Sepan.

Com um valor fixo de R$ 600 mensais, o Cartão Castração é destinado exclusivamente a serviços de castração e microchipagem em clínicas credenciadas pelo GDF. O auxílio pode ser concedido a protetores independentes e abrigos.

Já o Cartão Ração possui valores variáveis, de R$ 1,5 mil a R$ 6 mil mensais, definidos conforme o número de animais sob responsabilidade do abrigo. O benefício deve ser utilizado exclusivamente para a compra de ração e insumos veterinários em instituições cadastradas.

Para este primeiro pagamento, iniciado hoje (26), foi concedido crédito de R$ 254.100,00, atendendo 155 beneficiários cadastrados até o momento.

A iniciativa integra o Programa de Apoio à Proteção dos Animais, criado pela Lei nº 7.765, sancionada pelo GDF no mês passado e regulamentada pelo Decreto nº 47.970, que instituiu os cartões Ração e Castração. Trata-se da primeira política pública do DF voltada especificamente ao reconhecimento e ao fortalecimento do trabalho de protetores independentes, abrigos e organizações que cuidam de cães e gatos abandonados na capital. Um mesmo beneficiário pode receber os dois auxílios, desde que atenda aos critérios estabelecidos.

Parceria em programas sociais
Com a operacionalização dos cartões Ração e Castração, o BRB reforça seu papel estratégico como principal agente financeiro do GDF na execução de políticas públicas. Desde 2019, o Banco já operacionalizou 34 programas sociais em parceria com o Governo do Distrito Federal, beneficiou quase 430 mil famílias e movimentou aproximadamente R$ 3 bilhões em pagamentos.

Somente em 2025, o BRB foi responsável pela operacionalização de 25 programas sociais no DF, com mais de R$ 722 milhões repassados diretamente aos beneficiários, 2,89 milhões de pagamentos realizados e mais de 250 mil beneficiários únicos atendidos. Os números consolidam o banco como referência nacional na gestão eficiente, transparente e em larga escala de benefícios sociais.

Fieg encerra 2025 com inauguração do Edifício de Engenharias da Faculdade Senai Ítalo Bologna

Às vésperas do Natal, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) comemora os bons resultados do ciclo de atividades de 2025, com entrega do novo Edifício de Engenharias da Faculdade Senai Ítalo Bologna, inaugurado terça‑feira (23/12), em Goiânia. O complexo integra pacote de expansão da rede de ensino do Sistema Indústria em Goiás e encerra as celebrações dos 75 anos da Fieg, realizadas ao longo de 2025

Foto: Pedro Santos.

Na ocasião, a Federação também prestou homenagem ao engenheiro José Alves Fernandes Filho, que dá nome ao novo ambiente. Reconhecido por sua trajetória de destaque no setor industrial e na construção civil, o homenageado exerceu funções relevantes em entidades como a Associação Goiana das Empresas de Engenharia (AGE), o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon/GO), o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci/GO) e o Sebrae Goiás, além de ter sido vice-presidente da Fieg e superintendente do Sesi Goiás no período de 2000 a 2004.

Na abertura do evento, o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e do Senai, André Rocha, destacou o simbolismo do momento para a indústria goiana e para a educação profissional no Estado. "A Fieg não foi construída apenas com tijolos e concreto. Ela foi edificada sobre o caráter, a visão e o suor de homens e mulheres que entenderam que a indústria é o verdadeiro motor do desenvolvimento de uma nação. Ao longo deste ano, fizemos questão de homenagear personalidades que moldaram Goiás. E, entre esses nomes, brilha também aquele que hoje eternizamos neste complexo: José Alves Fernandes Filho."

Conhecido por muitos como Zé Alves, o engenheiro é lembrado não apenas por sua formação acadêmica ou atuação empresarial, mas pela capacidade de construir relações e fortalecer instituições. "Ele tinha a alma de um construtor. Não apenas do engenheiro civil brilhante, formado pela Universidade Federal de Goiás, ou do fundador da Pirâmide Engenharia, mas de um engenheiro de pontes humanas e institucionais", complementou André Rocha.

Ao falar sobre o novo ambiente de ensino, o presidente ressaltou que o espaço nasce com vocação clara para a inovação e a formação de talentos alinhados às transformações da indústria. "Estamos inaugurando um ecossistema de inovação, com 16 salas híbridas e quatro laboratórios de ponta. "Aqui, não formaremos apenas profissionais de engenharia. Formaremos líderes da Indústria 4.0. Daqui vão sair as inovações que farão de Goiás um Estado ainda mais competitivo, próspero e justo", disse.

Valorizar o passado de olho no futuro
Em depoimento marcado pela emoção e por boas recordações, Augusto Cardoso Fernandes, filho do engenheiro José Alves Fernandes Filho, reforçou o caráter humano do legado deixado pelo pai, cuja trajetória permanece viva no setor da engenharia e na vida de muitas pessoas. "Estar aqui hoje, reunido com todos vocês, é ao mesmo tempo uma grande honra e uma emoção difícil de traduzir em palavras. Porque este momento não é apenas formal ou institucional. Ele é, sobretudo, humano."

Ao relembrar o pai, ele descreveu gestos simples que marcaram sua personalidade: o aperto de mão firme, o olhar direto e a forma cuidadosa com que escolhia as palavras, sempre com respeito e atenção ao outro. "Se ele estivesse fisicamente aqui hoje, certamente teria cumprimentado cada um com aquele gesto que lhe era tão próprio: um aperto de mão firme, um olhar nos olhos e uma breve pausa antes de falar, como quem entende o peso das palavras."

O depoimento também apontou para o futuro. Para Augusto Fernandes, dar o nome de José Alves Fernandes Filho a um espaço de formação profissional é uma mensagem clara às novas gerações de engenheiros. "Essa homenagem não olha apenas para o passado. Ela mostra aos jovens que vale a pena construir com ética, responsabilidade, generosidade e propósito. É profundamente gratificante poder dizer que foi uma honra ter sido filho dele. Em nome da nossa família, agradeço sinceramente por manterem viva essa memória e por eternizarem o seu nome em um legado."
 
Ponto de convergência tecnológica
Oportunamente, a Faculdade Senai Ítalo Bologna fez a entrega quando acaba de receber notas 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para a autorização dos cursos superiores de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Elétrica, respectivamente. As duas novas graduações deverão ser ofertadas já no próximo ano, no novo prédio, reforçando o papel da instituição como polo de formação tecnológica de excelência no Estado.

Com investimento de R$ 19 milhões, o edifício possui quase 3 mil m² de área construída e foi projetado para ampliar a capacidade de ensino e modernizar a infraestrutura dedicada à formação em engenharia e áreas industriais.

São 16 salas de aula, todas planejadas como ambientes híbridos, que podem funcionar tanto como salas tradicionais quanto como laboratórios. O prédio abriga ainda quatro laboratórios especializados, incluindo os de Automação e Indústria 4.0, permitindo maior integração entre teoria e prática em ambientes tecnológicos.

"O complexo de engenharia é muito mais do que apenas um prédio ou apenas a formação em engenharia. Aqui conseguimos integrar três áreas críticas para a indústria: a mecânica, a elétrica e a automação. Essas áreas se interagem na construção, na operação e na manutenção da indústria. Quando elas estão juntas, o aluno passa a compreender o processo como um todo, desde a concepção até a aplicação prática. Essa integração fortalece a formação técnica e amplia a responsabilidade dos futuros profissionais com a indústria e com a sociedade brasileira", explicou o diretor do Senai Ítalo Bologna, Dario Queija.

Para o diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai Goiás, Claudemir Bonatto, o diferencial do novo edifício está na integração inteligente com a infraestrutura já existente na faculdade. "Em um raio de menos de 50 metros, os estudantes têm acesso a ambientes considerados referência nacional e internacional, como o laboratório de solda, um dos melhores do Brasil, e o laboratório de metrologia de qualidade industrial, reconhecido entre os cinco melhores do mundo em termos de infraestrutura", observou.

Ele destacou ainda a conexão com o Centro Avançado de Treinamento em Sistemas Elétricos e com o Instituto Senai de Automação, equipado com centros de usinagem de alta precisão, e estrutura completa para projetos de engenharia reversa, manutenção industrial, desenvolvimento de máquinas e inovação em processos produtivos.

"O Edifício de Engenharias é um verdadeiro ponto de convergência tecnológica, com padrão comparável ao das melhores universidades do mundo, fortalecendo a missão do Senai de formar profissionais altamente qualificados para uma indústria competitiva e global", avaliou Bonatto.

O diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, reforçou que o novo ambiente representa um avanço na formação de engenheiros, ao alinhar infraestrutura moderna e ensino conectado às demandas da indústria. "Aqui reunimos tecnologia, ambientes flexíveis e metodologias práticas, permitindo que o aluno vivencie, ainda durante a formação, situações reais do mercado de trabalho. O investimento reforça o compromisso da instituição com a educação de qualidade e com o desenvolvimento industrial do Estado", disse.

Participaram do evento o vice-presidente da Fieg, Emílio Bittar, o diretor secretário da Fieg e presidente do Sindienergias, Célio Eustáquio de Moura, o presidente da Fieg Regional Anápolis e do Sindalimentos Anápolis, Wilson de Oliveira, presidente de Honra e Conselheiro Emérito da Fieg, Paulo Afonso, os presidentes de sindicatos das indústrias Lino Ferreira (Sindquímica), Hidebrair Freitas (Sinduscon), Marcelo de Barbosa (Sifaeg/Sifaçúcar), Ricardo de Souza (Simesgo), o vice-presindente do Sinduscon, César Mortari, o presidente do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás da Fieg, Anastácios Dágios, os presidentes do Conselho Temático da Micro Pequena e Média Empresa e Câmara da Indústria da Construção, Jaime Canedo e Sarkis Nabi Curi, além de gestores do Sistema Indústria em Goiás.

GDF inicia projeto de saúde ocular com previsão de entrega de 40 mil óculos no DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai iniciar a implementação do projeto Minha Saúde – Meu Óculos, uma importante ação voltada à promoção da saúde ocular da população do DF


A iniciativa será viabilizada por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Gilvan Máximo, que destinou recursos para garantir o acesso gratuito a exames oftalmológicos e à entrega de óculos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a previsão do projeto, cerca de 40 mil óculos deverão ser entregues no Distrito Federal, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos que necessitam de correção visual e que muitas vezes não têm condições financeiras de arcar com o custo dos óculos.

O programa integra o Projeto Minha Saúde, no eixo de oftalmologia, e tem como objetivo principal ampliar o acesso a cuidados básicos com a visão, contribuindo diretamente para a qualidade de vida, o desempenho escolar, a produtividade no trabalho e a inclusão social dos beneficiários.

Para participar, os interessados devem realizar o cadastro por meio do formulário oficial do projeto, disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNhPQw0oI6B8KqVEpenR0LthbXJnoFpB6jUVh5vlD82fIbAA/viewform

No cadastro, são coletadas informações básicas para organização dos atendimentos oftalmológicos e das futuras jornadas de entrega dos óculos. Os dados serão utilizados exclusivamente para fins do programa, em parceria com a Secretaria de Saúde do DF.

A iniciativa reforça o papel das emendas parlamentares como instrumento de transformação social, levando políticas públicas diretamente à população. Para o ex-deputado federal Gilvan Máximo, investir em saúde preventiva é investir em dignidade. "Cuidar da visão das pessoas é cuidar do futuro delas", destaca.

Foto: Pedro Oliveira.

Com a execução do projeto, o GDF dá mais um passo no fortalecimento das ações de saúde pública, promovendo inclusão, prevenção e mais qualidade de vida para milhares de famílias do Distrito Federal.

Maioria dos brasileiros avalia que o Brasil é bem-visto no exterior e 66% acreditam que a COP30 favoreceu imagem externa do país

Pesquisa Observatório Febraban mostra que brasileiros têm otimismo moderado sobre as chances do país na Copa do Mundo de Futebol de 2026, com 43% acreditando que o país tem alguma chance de conquistar o título



Passada a conferência COP30 em Belém do Pará, que atraiu em novembro dezenas de milhares de estrangeiros para o Brasil, a maioria dos brasileiros acredita que a imagem internacional do país é positiva, mas não livre de ambivalências. Para 88% da população, o país é conhecido e bem relacionado no exterior, sendo que 62% creditam ao Brasil uma percepção global positiva (36%) ou neutra (26%) mas avalia de forma crítica como o brasileiro é recebido em outros países.
 
Embora positiva, emerge a opinião de que a imagem externa piorou nos últimos anos e de que o brasileiro é hoje mais desvalorizado do que admirado pelos estrangeiros. Mais da metade (56%) sentem que o brasileiro não é reconhecido positivamente no exterior, enquanto pouco mais de um terço (35%) se mostram confiantes de que o brasileiro é admirado.
 
A despeito dos qualificativos positivos atribuídos à "personalidade" do brasileiro na projeção de como os estrangeiros veem o Brasil (alegria, simpatia, hospitalidade), 64% acreditam que os brasileiros nem sempre são bem recebidos no exterior e 7% consideram que nunca são. Pouco mais de um quarto (26%) opinam que os brasileiros são sempre bem recebidos.
 
Realizada entre os dias 15 de novembro e 2 de dezembro 2025, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do País, a pesquisa Observatório Febraban apresenta um panorama abrangente sobre como a população percebe a imagem internacional do país e como acredita que os brasileiros são vistos. O estudo examina desde dimensões racionais, como fontes de informação e grau de visibilidade, até símbolos e atributos associados ao Brasil.
 
Para 66% dos respondentes, a COP30, realizada em Belém em novembro, favoreceu a imagem do Brasil no exterior (contribuiu muito: 36%; contribuiu um pouco: 30%). Esse resultado indica o reconhecimento de que o evento reforçou o protagonismo brasileiro na agenda climática global.
 
"O estudo indica que, para a maioria, a COP30 realizada recentemente em Belém favoreceu a imagem positiva do país", avalia o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.

Atributos como simpatia, alegria e hospitalidade são centrais na forma como os brasileiros, por projeção, acreditam ser vistos lá fora. Elementos como futebol, natureza exuberante e carnaval continuam a ser vistos como os principais símbolos que identificam o país. Ao mesmo tempo, o destaque em áreas como turismo, energia limpa e proteção ambiental também constitui uma "marca" do Brasil, ancorando a percepção de relevância no cenário internacional.
 
Na visão dos brasileiros, a imagem externa do país ainda está ancorada em traços como cordialidade e símbolos como o futebol, carnaval e natureza. O agregado de atributos positivos imputados aos brasileiros é muito superior (76%) aos negativos (22%). Simpatia (29%), alegria (21%) e hospitalidade (19%) formam o tripé dos atributos que mais caracterizam os brasileiros no exterior, segundo os próprios. Criatividade (4%) e solidariedade (3%) completam a lista.
 
A íntegra do 18º levantamento Observatório Febraban, pesquisa Febraban-IPESPE pode ser acessada neste link.

 Abaixo, seguem outros resultados do levantamento:
COPA DO MUNDO DE FUTEBOL

Desde 2002 sem ganhar uma Copa do Mundo, e mesmo considerando o futebol como um dos símbolos que mais representam o Brasil no exterior (26%), os brasileiros revelam um otimismo moderado ao fazerem projeções sobre as chances do país na Copa de 2026.
 
A maior parte dos entrevistados (43%) acredita que o país tem alguma chance de conquistar o título; 21% apostam no histórico favoritismo do Brasil e afirmam que o Brasil tem muita chance; e 31% mais céticos opinam que o país não tem chance de ser campeão.

COP 30
Para 66% dos respondentes, a COP30, realizada em Belém em novembro, favoreceu a imagem do Brasil no exterior (contribuiu muito: 36%; contribuiu um pouco: 30%). É minoritária a parcela que não identifica essa contribuição (28%). 

O entusiasmo com a COP30 é claramente regionalizado, com diferenças significativas sobre o grau de sua contribuição para a imagem do país. 

A opinião de que contribuiu muito é notadamente maior no Nordeste (47%) e no Norte (40%), em comparação com o Centro-Oeste (28%) e o Sul (26%). Já a opinião de que não contribuiu chega a 35% no Centro-Oeste e a 36% no Sul, contra 19% no Nordeste e 26% no Norte. O Sudeste fica numa posição intermediária, com proporções mais equilibradas (contribuiu muito: 32%; um pouco: 33%; não contribuiu: 29%).
 
ATRIBUTOS E SÍMBOLOS
A identificação dos elementos que mais contribuem para a imagem positiva do Brasil e do seu povo no exterior reitera a centralidade de traços do "jeito de ser" do brasileiro. 

Nesse âmbito, alegria e simpatia voltam à cena e marcam 52% das menções; enquanto hospitalidade e receptividade com os estrangeiros comparecem com 37%. 

A tradicional referência à exuberância das belezas naturais se traduz na menção ao turismo (40%). As expressões culturais (arte, música, literatura) vêm na sequência, com 38%. A atuação nos esportes (não apenas o futebol) surge em patamar próximo, com 32%.
 
Um terceiro patamar renova a imagem do país em relação aos marcadores identitários mencionados acima, colocando o Brasil na agenda internacional do presente e do futuro. São eles: potencial econômico e comercial do país (15%); e atuação em questões ambientais e sociais (13%). 

Na lista de símbolos que melhor definem ou representam o Brasil no exterior, renova-se a tríade futebol (26%), carnaval (17%) e natureza/paisagens (17%). 

A projeção da imagem externa do país em itens específicos traz um Brasil que pode ser definido como um destino altamente atraente e acolhedor, reconhecido por sua vocação turística (85%); percebido como uma democracia sólida (60%); que avança em pautas contemporâneas, como energia limpa (56%) e direitos humanos (55%).
 
Além disso, o país aparece como um ambiente favorável para negócios (54%) e para morar (53%), mantendo ainda certa relevância e influência no cenário internacional (52%), reforçada por sua associação à proteção da Amazônia (51%).
 
Apesar disso, o item respeitado no cenário internacional (46%) fica abaixo dos demais indicadores, sugerindo que a reputação internacional, embora positiva, ainda carece de fortalecimento.

EXPERIÊNCIA DO ESTRANGEIRO NO BRASIL E DO BRASILEIRO NO EXTERIOR

A despeito dos qualificativos positivos atribuídos à "personalidade" do brasileiro na projeção de como os estrangeiros veem o Brasil (alegria, simpatia, hospitalidade), 64% acreditam que os brasileiros nem sempre são bem recebidos no exterior e 7% consideram que nunca são. Pouco mais de um quarto (26%) opinam que os brasileiros são sempre bem recebidos. 

Tais números podem sinalizar experiências ou impressões de xenofobia que afetam os brasileiros fora do país e que têm sido cada vez mais noticiadas na mídia, concomitantemente ao endurecimento das regras imigratórias em diversos países.
 
Mais da metade (55%) opinam que, após visitarem o Brasil, os estrangeiros saem com uma opinião muito positiva ou positiva do país. Para cerca de um quarto (24%) eles saem com uma opinião neutra. A menor parcela, inferior a um quinto (16%), é a dos que acreditam que eles saem com opinião Negativa ou muito negativa. 

Um contingente considerável de brasileiros (40%) declara ter interesse em emigrar, enquanto 57% não demonstram essa disposição.
 
Nas novas gerações, com a Geração Y, que nasceram entre 1980 e 1995 (50%) e a Geração Z, nascido em 1995 e 2010 (44%), exibindo um interesse significativamente maior na comparação com a Geração X, nascidos entre 1965 e 1981 (35%), e com os Baby Boomers (25%), que vieram ao mundo entre 1946 e 1964. 

Entre aqueles que expressam o desejo de sair do Brasil, as preferências se concentram em países ocidentais e são consistentes com as maiores comunidades de brasileiros no exterior, com Estados Unidos e Portugal nos primeiros lugares:

América do Norte: Estados Unidos lidera o ranking de países mais desejados, com 37%. O vizinho Canadá comparece com 9%.
Europa: Portugal é segundo país preferido para emigrar (22%), seguido de longe por: Itália (12%); Espanha (8%); Inglaterra (7%); Suíça (6%); Alemanha (3%); Irlanda (2%). Somados, os destinos europeus totalizam 60%, superando os Estados Unidos (37%).
Ásia: os orientais Japão e China obtêm 5% e 4% das menções, respectivamente.

Sobre o IPESPE
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), fundado em 1986, é uma das instituições mais respeitadas do Brasil no setor de pesquisas de mercado e opinião pública. E conta com um conselho científico formado por especialistas de diversas áreas, o qual é presidido por Antonio Lavareda, mestre em sociologia e doutor em ciência política.

Tem equipes operacionais e consultores em todos os estados do País e atuação em âmbito nacional e internacional, sempre atualizado com o que há de mais inovador em técnicas e sistemas de pesquisas. A experiência, o rigor técnico e a agilidade do IPESPE têm se transformado em ferramentas fundamentais para que empresas privadas, governos e organizações possam conhecer melhor o seu público e o mercado.
 
Sobre o OBSERVATÓRIO Febraban
O Observatório Febraban – Pesquisa Febraban IPESPE foi lançado em junho de 2020 com objetivo de se tornar uma fonte de informações sobre as perspectivas da sociedade e o potencial impacto econômico-financeiro, ouvindo a população e estimulando o debate em diversos setores. Com periodicidade trimestral, a iniciativa é parte de uma série de medidas da Febraban para ampliar a aproximação dos bancos com a população e a economia real, de forma cada vez mais transparente.