Doutora Jane reforça alerta sobre violência digital e convoca sociedade para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas

A deputada distrital Doutora Jane (Republicanos-DF) usou suas redes sociais para lançar um forte alerta sobre o avanço da violência digital contra mulheres e meninas

Foto: Pedro Santos.
A publicação faz parte da mobilização mundial 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres, realizada anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro.

Na mensagem, a parlamentar destaca que o cenário exige atenção urgente. Segundo ela, o número de casos de assédio, ataques, humilhações e violações cometidas no ambiente digital está crescendo de forma acelerada — e hoje uma em cada três mulheres já enfrentou algum tipo de violência online.

"Assédio digital é crime. Proteção online também é cuidado com a vida. Mulheres merecem segurança dentro e fora da internet", reforça o material divulgado pela deputada.

Doutora Jane também fez um apelo direto à população: que as pessoas não compartilhem conteúdos de violência, não incentivem ataques e não adotem comportamentos de grosseria ou desrespeito. Para ela, o combate à violência digital começa com atitudes cotidianas de responsabilidade e empatia.

"A internet tem dono, sim — e o dono é cada um de nós quando escolhemos respeito. Não compartilhe violência, não incentive ataques, não faça vista grossa. Apoie, denuncie, acolha.", afirmou a parlamentar.

Com o post, a deputada reforça seu compromisso com políticas públicas de proteção, acolhimento e enfrentamento à violência de gênero, convidando a sociedade a se engajar na mobilização.

A campanha dos 21 Dias de Ativismo é reconhecida globalmente e envolve governos, instituições e a sociedade civil na luta por ambientes mais seguros — presenciais e digitais — para todas as mulheres e meninas.

José Roberto Tadros recebe a primeira Medalha de Honra ao Mérito da Fecomércio-DF em cerimônia histórica no Sesc-DF

Reconhecimento celebra liderança nacional, fortalecimento institucional e compromisso com o desenvolvimento do Sistema Comércio



Em uma noite marcada por emoção, homenagens e a celebração de um novo capítulo para o Sistema Comércio, o presidente da CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, recebeu a primeira Medalha de Honra ao Mérito do Sistema Fecomércio-DF. A honraria, recém-instituída pela entidade, reconhece lideranças que contribuem de forma decisiva para o fortalecimento do comércio, dos serviços e do turismo no país.

A medalha foi entregue pelo presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, durante a inauguração da nova sede administrativa do Sesc-DF, no SIA Trecho 04 — evento que também homenageou o vice-presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos, que dá nome ao novo edifício.

Tadros: um líder que representa todo o Sistema Comércio
Ao receber a honraria, Tadros reforçou seu compromisso com o setor e destacou que o reconhecimento simboliza a força coletiva das instituições que integram o Sistema Comércio.



"Recebo esta homenagem em nome de todo o nosso Sistema Comércio, pois, se hoje sou agraciado, é porque caminho ao lado de homens e mulheres comprometidos com os melhores resultados", declarou José Roberto Tadros, aplaudido pelas lideranças presentes.

A secretária-geral da CNC, Simone Guimarães, ressaltou o legado do presidente e sua dedicação à agenda nacional da entidade: "O presidente Tadros é referência de equilíbrio, diálogo e visão estratégica. A Medalha de Honra ao Mérito reconhece não apenas sua liderança, mas sua capacidade de unir o país em torno de um Sistema Comércio mais forte, moderno e socialmente responsável."

Fotos: Pedro Lopes.

Reconhecimento institucional e elogios à gestão do DF
O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destacou a importância da distinção e a relevância nacional de Tadros: "José Roberto Tadros é um líder que honra o Sistema Comércio. Sua trajetória e sua capacidade de gestão têm sido fundamentais para o fortalecimento do Sesc, do Senac e da CNC em todo o Brasil. Esta medalha é a justa homenagem de um sistema que reconhece sua grandeza."

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, parabenizou Tadros e relembrou o papel decisivo do presidente da CNC para a modernização das instituições.
"Tadros sempre acreditou no investimento em pessoas, inovação e infraestrutura. É uma liderança que inspira e fortalece nosso trabalho diário no Distrito Federal."

O diretor-geral do Sesc Nacional, José Carlos Cirilo, também celebrou o momento: "A CNC, sob a liderança de Tadros, vive um período de consolidação e avanços. Esta homenagem reflete o respeito e a admiração de todos nós por sua atuação incansável em defesa do Sistema Comércio."

Autoridades destacam liderança de Tadros e a força do Sistema Comércio
A entrega da medalha foi acompanhada por autoridades do Distrito Federal, que elogiaram tanto Tadros quanto a gestão integrada de José Aparecido Freire e Valcides de Araújo no DF.

O governador Ibaneis Rocha afirmou: "José Roberto Tadros é uma liderança nacional que contribui para o desenvolvimento do país. Sua visão fortalece o setor produtivo e inspira todo o Sistema Comércio."

A deputada distrital Doutora Jane destacou o impacto social do trabalho da CNC, Sesc e Senac: "A atuação de Tadros e da equipe nacional transforma vidas. É um trabalho sério, humano e essencial para o desenvolvimento econômico e social."

O secretário de Governo, José Humberto, também reconheceu o papel estratégico do presidente da CNC: "Tadros tem sido fundamental para consolidar o Sistema Comércio como parceiro importante no crescimento do Distrito Federal e do Brasil."

Uma homenagem que representa a união e a força do Sistema Comércio
A primeira Medalha de Honra ao Mérito da Fecomércio-DF consolida José Roberto Tadros como uma das maiores lideranças nacionais do setor, celebrando sua capacidade de articulação, seu compromisso social e seu legado institucional.

A cerimônia reafirmou a importância da integração entre CNC, Sesc, Senac e Fecomércio, e simbolizou a força de um sistema que, por meio de suas lideranças, se mantém comprometido com o desenvolvimento do país e com o bem-estar do trabalhador do comércio.

Prefeito de Cristalina declara apoio a Daniel Vilela para 2026

Dr. Luís Otávio, que trocou PL por União Brasil, endossa capacidade de gestão e realizações do atual governo pela transformação em áreas como saúde e segurança pública

Foto: Pedro Santos

O prefeito de Cristalina, Dr. Luís Otávio, que trocou o PL pelo União Brasil em agosto, declarou apoio à reeleição de Daniel Vilela (MDB) para o pleito eleitoral de 2026. O posicionamento alinhado à gestão estadual foi apresentado nesta terça-feira (25/11), em Cristalina. A decisão do prefeito foi justificada pela necessidade de manter os resultados que Cristalina alcançou nos últimos sete anos.

O gestor afirmou que o apoio tornou-se um dever de sua função. "Para mim como médico, como ex-secretário, como quem milita na área da saúde e, hoje, como prefeito municipal passa a ser um dever meu garantir e trabalhar pela reeleição do nosso vice-governador Daniel Vilela", ressaltou. Ao discursar aos moradores da cidade e apoiadores, o prefeito lembrou o abandono vivenciado pelos cristalinenses antes de 2019, uma situação administrativa de inviabilidade, com serviços negligenciados, principalmente, na saúde e segurança.

O apoio ao emedebista tem como base o contraste entre o "verdadeiro caos" instaurado em Cristalina antes do Governo Caiado e do apoio de Daniel Vilela. "Eu vivi tempos muitos difíceis, principalmente no ano de 2017, quando eu estava na Secretaria de Saúde do município", citou. "Ficamos por mais de um ano sem receber repasse do Estado para que a gente pudesse honrar os salários e o bom atendimento da saúde do nosso município, médicos com mais de 60 dias sem receber", lembrou.

O endosso ao nome de Daniel Vilela vem acompanhado de reconhecimento pelo trabalho realizado, em especial, pelo compromisso com os repasses e apoio às prefeituras. "Essa foi uma realidade completamente mudada com apoio do Daniel Vilela. Tenho a consciência e a convicção de que é um homem preparado. Se preparou para o dinamismo do Estado de Goiás", enalteceu ao lembrar a mudança nas políticas públicas para o Entorno do Distrito Federal. "O Entorno antes era esquecido pelo governo do Estado. Hoje recebe toda assistência igual as demais cidades de Goiás", frisou.

O alinhamento do prefeito reflete uma posição municipalista que busca parceiros que garantam a continuidade de obras e de investimentos. Em tom de adesão, Dr Luís deixou claro que a prioridade é a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade. "Cristalina quer fazer parte do estado que dá certo", defendeu ao assumir o compromisso de buscar a continuidade dos investimentos e do suporte para o município, independentemente da sigla.

Governo de Goiás convoca 1.380 novos professores efetivos da rede estadual

Profissionais serão empossados entre janeiro e março de 2026, conforme cronograma definido em conjunto pela Seduc e Sead

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou nesta segunda-feira (24/11), o edital de convocação de mais 1.380 novos docentes aprovados no concurso público de 2022. A convocação, determinada pelo governador Ronaldo Caiado, contempla 533 professores aprovados no certame e mais 847 classificados, do cadastro de reserva.

Os profissionais serão empossados entre janeiro e março de 2026, conforme cronograma definido em conjunto pela Seduc e Secretaria de Estado da Administração (Sead). Os convocados irão ocupar vagas abertas por desistências de candidatos anteriormente chamados e ou para suprir novas demandas da rede. Com esta medida, o Governo de Goiás mantém o compromisso de chamar todos os aprovados no concurso até o final de 2025.

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, ressaltou a importância do momento para a rede estadual de ensino. "Nós estamos aqui para realizar um último chamamento do concurso que foi realizado. Estamos cumprindo o combinado e antecipando essa convocação. A finalização do concurso é a demonstração de que a Educação pública funciona e apresenta bons resultados", ressaltou.

Com a convocação de 1.380 novos docentes, a rede estadual amplia seu quadro efetivo, garantindo maior estabilidade e fortalecendo a qualidade do ensino público em Goiás. Fátima Gavioli enfatiza que a melhor Educação do Brasil só é possível porque o Estado de Goiás tem os melhores professores. "Sejam todos bem-vindos a esta que é a melhor rede de Educação do Brasil. E vocês, sem dúvida, são os melhores professores desse país", comemorou.

Foto: Pedro Santos.

HGG inaugura sala de quimioterápicos e moderniza farmácia da unidade de saúde

Nova estrutura reforça atendimento a pacientes em tratamentos oncológicos e ao transplante de medula óssea, ampliando capacidade técnica e científica da unidade


O Governo de Goiás, por meio do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), inaugura Sala de Manipulação de Quimioterápicos e adota dispensários eletrônicos para a retirada do medicamento no Serviço de Assistência Farmacêutica do HGG. A nova estrutura reforça o atendimento a pacientes submetidos a tratamentos oncológicos e ao transplante de medula óssea, ampliando a capacidade técnica e científica da unidade.

Os investimentos em tecnologia somam cerca de R$ 1,3 milhão, aplicados em equipamentos de ponta para ampliar a eficiência e a segurança dos procedimentos. O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou a importância da modernização tecnológica no HGG. "Os dispensários eletrônicos permitem à equipe de enfermagem retirar o medicamento prescrito em segundos. Já a construção da Sala de Manipulação de Quimioterápicos possibilita ao profissional preparar os medicamentos antineoplásicos com total segurança e controle", afirmou.

O gerente da Farmácia do HGG, André Cândido, ressaltou a aplicação dos investimentos em tecnologia. "O Palmtop elimina a necessidade de impressão das prescrições. Após a triagem do farmacêutico, as informações ficam disponíveis no dispositivo, que faz a leitura dos códigos de barras e registra automaticamente a dispensação em nome do paciente. Isso garante 100% de rastreabilidade e segurança em todo o processo", completou.


Secretário Estadual de Saúde, Rasível Santos, acompanha a inauguração da Sala de Manipulação de Quimioterápicos e modernização do Serviço de Assistência Farmacêutica do HGG - Fotos: Marco Monteiro

A gerente de Assistência Farmacêutica da SES, Gysella Santana, destacou o impacto do avanço para toda a rede estadual. "É um orgulho presenciar esse salto tecnológico em uma unidade do SUS. O HGG evoluiu tanto nos processos quanto na tecnologia aplicada, valorizando os profissionais e aprimorando o atendimento clínico. Essa experiência serve de exemplo para as demais unidades da rede estadual, mostrando que é possível replicar esse modelo de excelência", enfatizou.

Para a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás, Lorena Bahia, o HGG é referência no cumprimento das normas sanitárias e no uso de tecnologia a serviço da segurança do paciente. "O HGG ganhou muito com os serviços farmacêuticos e clínicos implantados. Com essa nova etapa da manipulação de quimioterapia, o hospital passa a oferecer assistência completa, sem necessidade de encaminhamento para outras unidades", ressaltou.

A Sala Manipulação de Quimioterápicos é composta por uma câmara de conservação de medicamentos refrigerados; área de higienização, área de manipulação e uma cabine de segurança biológica, onde são preparadas as bolsas de medicamentos, individualizada para cada pessoa.

O fluxo de circulação de pessoas é realizado por meio de portas com travamento automático, não sendo possível abrir duas portas ao mesmo tempo. Da mesma forma ocorre o travamento de portas quando da passagem de medicamentos. As cabines de passagem são usadas para deslocamento dos materiais que serão usados para a manipulação das substâncias da sala administrativa para a de higienização.

Para acessar o ambiente onde os quimioterápicos são manipulados, é preciso passar por uma sala de paramentação, onde há equipamentos como lava-olhos e chuveiro de emergência. No espaço, os profissionais colocam os equipamentos de proteção individual (EPIs), tais como o uso luvas, macacão impermeável, máscara de proteção para agentes químicos, e demais EPIs que vão garantir a segurança dos profissionais e evitar contaminação dos remédios.

Gastronomia e solidariedade: restaurante Universal se une ao projeto Brilho Solidário em campanha de arrecadação de brinquedos

Clientes e o público em geral poderão contribuir com a ação solidária até dia 20 de dezembro

 
Fotos: Cristiano Barbosa @instadocriss

Em um almoço especial realizado na sexta-feira, dia 7 de novembro, o restaurante Universal recebeu o lançamento da edição 2025 do projeto Brilho Solidário, iniciativa idealizada pela influenciadora e colunista social Marissol Fontana, que visa a arrecadar brinquedos que serão doados para crianças em situação de vulnerabilidade social. Uma caixa de doações ficará instalada no restaurante, convidando clientes e o público em geral a contribuírem com a ação solidária até dia 20 de dezembro.

Durante o almoço, os convidados degustaram o menu comemorativo de 29 anos do Universal, composto por três etapas e opções que refletem a criatividade e tradição da casa. Entre as entradas, o Tartar de Salmão e a Mini Salada House abriram o apetite para pratos principais como a releitura do Filé Universal, o Nhoque Sexy e o Risoto de Camarão, além de sobremesas clássicas como Mousse de Chocolate e Pudim de Leite.

Para Marissol Fontana, a essência do projeto é unir solidariedade e empatia em um momento do ano que simboliza partilha e amor. "O Brilho Solidário nasceu do desejo de transformar o Natal em um tempo de esperança para crianças que enfrentam realidades difíceis. Nosso propósito é levar sorrisos, mas também despertar nas pessoas o sentimento de que todos podem fazer a diferença", afirma.

O projeto, que já existe há mais de 20 anos, conta com uma ampla rede de voluntários e parceiros. Segundo Marissol, "cada brinquedo doado é mais do que um presente — é um gesto de afeto que ilumina corações e inspira novas atitudes de solidariedade."

Sobre a parceria entre o projeto e o restaurante Universal, a proprietária, Estefanía Morey, destaca a importância de participar de ações que geram impacto positivo na comunidade: "Para nós, é uma alegria unir a celebração dos 29 anos do Universal a um projeto tão inspirador. Acreditamos que um restaurante deve ir além da boa mesa, ele deve também nutrir laços humanos e apoiar iniciativas que transformam vidas".

Ainda de acordo com ela, a casa, que possui quase três décadas de história, sempre buscou servir com alma e propósito. "Apoiar o Brilho Solidário é uma forma de reafirmar que o verdadeiro sucesso está em fazer diferença na vida das pessoas. Pequenos gestos, como a doação de um brinquedo, podem iluminar o Natal de muitas crianças", sugere Estefanía.

Com a campanha ativa até o fim de dezembro, o convite está feito: quem for ao Universal pode aproveitar a gastronomia premiada e, ao mesmo tempo, levar um brinquedo que fará diferença no Natal de uma criança.

Gerente de Operações da Conbral, Danniel Muniz recebe Moção de Louvor da Câmara Legislativa do DF

O engenheiro civil Danniel Muniz, gerente de Operações de Engenharia da Conbral S/A – Construtora Brasília, foi homenageado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) com uma Moção de Louvor, entregue pela deputada distrital Doutora Jane (Republicanos), em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da engenharia e da construção civil no DF



Com trajetória iniciada na área em 2009 e atuação como engenheiro desde 2012, Danniel consolidou uma carreira marcada por grandes entregas, liderança técnica e gestão de equipes em projetos estruturantes. Entre os empreendimentos residenciais de destaque sob sua coordenação estão: Samville, Guaravillage, Portal do Parque e Quadra Parque Gama — este último realizado com urbanização completa em parceria com o Governo do Distrito Federal.



Sua atuação também inclui obras hospitalares de alta complexidade, como o Hospital Sírio-Libanês, Hospital Santa Helena e Hospital Brasília Lago Sul, além de atualmente liderar o time de engenharia responsável pela construção do novo Hospital Santa Lúcia Sobradinho, uma das obras mais importantes em andamento na região.



Pós-graduado pelo IPOG, Muniz é reconhecido pela gestão humanizada, pelo rigor técnico, pela previsibilidade operacional e pela capacidade de integrar todos os elos da cadeia construtiva — da equalização de projetos aos processos de licenciamento, combate a incêndio e alvarás. Paralelamente à atuação na Conbral, é diretor técnico da DR Muniz Imóveis e Construções, onde conduz projetos de engenharia em diferentes escalas.


Ao receber a homenagem, Danniel resumiu sua visão de propósito: "A engenharia transforma cidades e vidas — o mais bonito é ver um terreno vazio ganhar forma, função e significado. Cada obra é mais do que um projeto, é uma entrega para as pessoas."

Fotos: Pedro Santos.

A autora da Moção, deputada Doutora Jane, destacou o impacto social de sua trajetória: "Ao homenagear Danniel, homenageamos todos os profissionais que constroem a cidade com seriedade, planejamento e compromisso. Ele é exemplo de liderança técnica, ética e entrega qualificada para Brasília."

O momento também emocionou a família. Seu pai, Paulo Muniz, expressou orgulho:"Ver o Danniel receber esse reconhecimento é uma alegria imensa. Ele sempre foi dedicado, disciplinado e apaixonado pelo que faz. Como pai, acompanhar sua caminhada e conquistas é motivo de honra."

O presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Cidades Inteligentes, Paulo Melo, também celebrou a homenagem: "Danniel representa uma geração de engenheiros que unem técnica, responsabilidade e respeito às pessoas. Ele é um profissional que honra o DF e inspira outros a construírem com excelência."

A Moção reforça não apenas a importância da engenharia como pilar da vida urbana, mas também o papel de profissionais que atuam com propósito, visão e responsabilidade na construção do futuro do Distrito Federal.