CDLJovem/DF recebe o prêmio Empreender Brasília 2023

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do Distrito Federal (CDLJovem/DF) recebeu o importante prêmio Empreender Brasília 2023 pelo serviço prestado ao setor produtivo local. O reconhecimento foi concedido pelo Portal Empreender Brasília, que destacou o papel fundamental da entidade na promoção do comércio e no desenvolvimento do Distrito Federal

Fotos: Beatriz Bonfim.

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do Distrito Federal (CDLJovem/DF) recebeu o importante prêmio Empreender Brasília 2023 pelo serviço prestado ao setor produtivo local. O reconhecimento foi concedido pelo Portal Empreender Brasília, que destacou o papel fundamental da entidade na promoção do comércio e no desenvolvimento do Distrito Federal

O coordenador da CDLJovem/DF, Hugo Leite, recebeu a premiação em uma cerimônia realizada na sede da CDL. Em seu discurso, Hugo destacou a importância do trabalho em conjunto entre as entidades e afirmou que o prêmio é um estímulo para que a CDLJovem continue trabalhando em prol dos lojistas e da comunidade.

"Venha fazer parte da entidade que promove empreendedorismo, networking entre os jovens, com muita capacitação, tecnologia e inovação para os varejistas.Faça parte da CDL Jovem!", comentou Hugo Leite.

A CDL é uma entidade representativa do comércio local, que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico da região e fortalecer os negócios locais. Entre suas principais atividades estão a oferta de serviços e produtos para os associados, como a concessão de crédito, consultoria jurídica e contábil, além de campanhas de incentivo ao consumo local.

O prêmio recebido pela CDLJovem é um importante reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade, que tem sido fundamental para o fortalecimento do comércio local e para o desenvolvimento da cidade. A premiação também é um estímulo para que a entidade continue trabalhando em prol dos lojistas e da comunidade, contribuindo para a geração de emprego e renda e para o crescimento econômico da região.

Paulo Melo, editor do portal Empreender Brasília, destaca a importância de premiar as lideranças empresariais que se empenham em empreender na capital de todos os brasileiros, "o prêmio Empreender Brasília é um evento que já se tornou tradicional na cidade e que representa uma importante iniciativa para valorizar os empreendedores locais e promover o crescimento econômico da região. Que esses empresários sejam exemplos para novos empreendedores que buscam crescer em suas áreas de atuação".

Prêmio Empreender Brasília
Em 2020 nasceu o Prêmio Empreender Brasília, abrindo as portas para o reconhecimento e valorização dos empreendedores que investem e buscam se destacar no Distrito Federal. O prêmio promovido pelo portal Empreender Brasília é feito através de pesquisa quantitativa popular e eletrônica. O prêmio Empreender Brasília busca impulsionar os negócios do Distrito Federal. A iniciativa do portal Empreender Brasília tem o objetivo de estimular o empreendedorismo no DF, consolidando os empreendimentos das cidades, impulsionando negócios nascidos em Brasília, dando destaque a valorização do empreendedorismo para o fortalecimento do setor de comércio e serviço e criando oportunidades de networking e colaboração entre empreendedores.

O Prêmio Empreender Brasília foi criado para valorizar, incentivar e estimular os pequenos negócios a crescerem cada vez mais, em um ambiente mais justo, competitivo e sustentável. O prêmio é uma iniciativa realizada pelo portal Empreender Brasília, referência no setor, com forte penetração no mercado ao longo dos seus 9 anos de história. O Prêmio Empreender Empreender Brasília 2023 segue com critérios técnicos por meio de pesquisa quantitativa, popular e eletrônica que visa destacar empreendedores em diversas categorias. Aproveite e conheça o portal Empreender Brasília: https://www.empreenderbrasilia.com.br/.

Ibaneis pede para apoiadores não fazerem manifestos de apoio ao seu retorno e que acredita na Justiça



Durante sua ausência, a vice-governadora, e agora governadora interina, Celina Leão (PP), assumiu o cargo



O governador afastado do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), publicou, neste sábado (18), um comunicado onde pede que atos em apoio a ele não sejam realizados. O mandatário foi afastado de suas funções por 90 dias depois dos ataques à democracia no dia 8 de janeiro, ocasião em que bolsonaristas radicais invadiram o Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Praça dos Três Poderes.

A decisão, inicialmente tomada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi confirmada em votação posterior dos demais ministros, e se apoia no afastamento de Ibaneis para que as ações de segurança tomadas por ele, contra a força golpista, sejam apuradas. A hipótese é de que pode ter havido conivência da parte das forças policiais do DF e o exército. Ibaneis afirma que recebeu mensagens desencontradas sobre a real gravidade do ato.

No comunicado, Ibaneis disse que acredita na justiça e que segue aguardando a resolução do caso. "Em respeito à Justiça e para não atrapalhar o curso das investigações sobre os condenáveis atos verificados no dia 8 de janeiro, tenho evitado me manifestar", iniciou.

Em Aparecida, Agehab oficializa entrega de 300 apartamentos

Obras no setor Chácara São Pedro estavam paralisadas e só foram concluídas depois de investimentos de R$ 4,5 milhões do Governo de Goiás. Entrega oficial foi realizada nesta terça-feira (14/02), com a presença do vice-governador Daniel Vilela

Famílias são contempladas em apartamento no Residencial Sebastião Vieira, entregue pelo Governo do Estado, em Aparecida de Goiânia, com infraestrutura completa e área de lazer (Fotos: André Costa)

Em nome do governador Ronaldo Caiado, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, fez a entrega oficial de 300 apartamentos do Residencial Sebastião Vieira, no Setor Chácara São Pedro, em Aparecida de Goiânia, nessa terça-feira (14/02).

Ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, Daniel lembrou que o empreendimento havia sido concluído graças à parceria entre Estado e União, que permitiu o investimento de mais de R$ 4,5 milhões em recursos do Tesouro Estadual, por meio do programa Pra Ter Onde Morar, da Agência Goiânia de Habitação (Agehab).

"Foi necessário o repasse porque a construção do residencial tornou-se um projeto inviável para o construtor. A Agehab entrou com o recurso que permitiu viabilizá-lo", explicou o vice-governador.

Moradia
Os 300 apartamentos somam-se a outros 600 de dois conjuntos habitacionais, também localizados no bairro e já inaugurados: Maria Gerviz e Rômulo Gonçalves - cada um com 300 unidades.

"Esta é uma obra que começou em 2012. Por isso, esse momento aqui é muito importante, simbólico, e que com certeza será o início de muitas outras parcerias que vão possibilitar aos goianos que não possuem sua habitação terem onde morar", definiu Daniel.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, também abordou, em discurso, a parceria com o governo de Goiás que resultou na conclusão da obra.

"Nada será feito exclusivamente pelo governo federal, mas por meio de parcerias com os governos estaduais - caso daqui de Goiás - e municipais".

Subsídios
Também participaram da solenidade o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Ildo Rocha e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano.

As famílias irão arcar com financiamentos subsidiados pela Caixa Econômica Federal (CEF), com parcelas que vão de R$ 80 a 100 e que poderão ser quitadas em até 120 meses (dez anos).

Deputada Paula Belmonte surge como renovação política na Câmara Legislativa (DF)

Como federal, só para as áreas da saúde, educação, infraestrutura e entidades sociais do DF destinou até o momento mais de R $17,4 milhões. Ficha limpa foi eleita por três anos como melhor parlamentar da capital. Como distrital será presidente da Comissão de Fiscalização, uma das mais importantes na CLDF.  



Fotos: Victoria Duarte. 

A deputada Distrital Paula Belmonte (Cidadania-DF), é apontada como um dos nomes para renovar a Câmara Legislativa (DF). Isso se deve a sua forte atuação e experiência na Câmara dos Deputados, e sua interlocução junto a diversos órgãos e entidades, tanto no âmbito nacional quanto local.

Formada em administração de empresas, sua trajetória como empreendedora contribuiu para levar sua experiência no setor privado para o serviço público, e sua iniciativa deu resultados. Como deputada federal foi eleita por três anos como melhor parlamentar do DF, como distrital, será presidente da Comissão de Fiscalização, uma das mais importantes na CLDF.

Paula Belmonte também se destacou na CPI do BNDES, que investigou os empréstimos bilionários feitos pelo Banco a países da América do Sul e África, ganhando projeção nacional em sua atuação firme e obstinada. A parlamentar destinou emendas para a construção de uma creche, um Centro de Pesquisa em Primeira Infância na Universidade de Brasília (UnB), e para o Hospital Universitário de Brasília (HUB). Propôs e coordenou a criação da primeira Comissão Externa dedicada à Primeira Infância no Congresso Nacional, além de nunca ter usado de sua cota parlamentar para o uso de passagens aéreas, telefonia, veículos e divulgação de atividade congressista.

Paula Belmonte defende os direitos das crianças e adolescentes, a fiscalização, transparência e bom uso do dinheiro público, além de contribuir e dedicar às pautas de empreendedorismo e geração de emprego e renda para à população.

"Antes mesmo de ter alguma pretensão política, eu já visitava as cidades do DF conhecendo vários projetos sociais e as principais demandas das comunidades. A diferença é que hoje além de ouvir a população, busco propor soluções e projetos para melhoria e qualidade de vida das pessoas, incentivando o empreendedorismo, e a geração de emprego e renda", ressalta Paula Belmonte.

Trabalho
Paula Belmonte ainda menina vendia brigadeiros na escola onde estudava na Asa Norte, e, aos 16 anos, conseguiu o primeiro emprego com carteira assinada em uma empresa da cidade.  Estudar Administração foi um caminho natural nessa trajetória que transformou seu olhar na gestão da coisa pública.

"Tive meu primeiro emprego formal aos 16 anos. Sempre fui focada e obstinada pelo trabalho, há mais de 20 anos sou gestora e empresária, e sei que minha experiência vai fazer a diferença para ser uma deputada atuante na Câmara Legislativa do DF. Meu trabalho é em prol de quem mais precisa, propondo políticas públicas eficazes e que vão impactar diretamente na qualidade de vida da população", enfatiza a deputada.

  Confira algumas das suas bandeiras:

- Defender os direitos das crianças e adolescentes;

- Defesa da fiscalização, transparência e bom uso do dinheiro público;

- Incentivo ao empreendedorismo e geração de emprego e renda para à população.

IgesDF abre vagas para contratar médicos pediatras

Inscrições abertas até o dia 20 de janeiro; candidatos precisam comprovar experiência e títulos na especialidade



O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) abriu processo seletivo para contratar médicos pediatras. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 20 de janeiro.

Para se inscrever, é preciso ter graduação em medicina, comprovada por meio de diploma emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); residência em pediatria, comprovada por meio de diploma emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC ou título de especialista, emitido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); registro no Conselho Regional de Medicina (CRM); experiência como médico pediatra; e certificado digital de médico.

Leia também
DF retoma vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19
No Dia Mundial do Diabetes, prevenção recomenda atenção aos hábitos

Já os requisitos desejáveis são: especialização em emergência pediátrica, comprovada por meio de diploma emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC; residência médica em Terapia Intensiva Pediátrica, comprovada por meio de diploma emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC; conhecimento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI); e conhecimento em sistemas de gestão como MV, Trackcare, entre outros registros de prontuário.

Para se inscrever e ter acesso às informações completas do processo seletivo, acesse o link https://igesdf.org.br/processo/medico-iii-pediatra-4/.

Alunos de Moda do IESB apresentam suas coleções com foco na Diversidade

120 looks desenvolvidos por 73 estudantes estiveram na passarela do evento





Fotos: Divulgação.

Estudantes do curso de Design de Moda do Centro Universitário IESB mostraram, mais uma vez, que teoria e prática caminham juntas na instituição. Nesta quinta-feira, 8/12, eles apresentaram suas coleções e encantaram o público em um cenário montado no campus Asa Sul.

O desfile fez parte das atividades do Projeto Integrador, onde os estudantes desenvolvem o evento, desde a concepção, passando pela confecção das roupas, até a finalização na passarela. Ao todo, 120 looks foram apresentados, com a participação de 73 estudantes. "Os alunos desenvolveram coleções com peças inovadoras, transformáveis e versáteis, criadas para atender pessoas em diversas situações", destacou a professora Maísa Abranches, coordenadora do curso de Design de Moda do IESB.

Entre as apresentações, a formanda Júlia Bastos levou para a passarela sua coleção Ireni, inspirada em sua avó, artista e pintora. Foram quatro looks com o tema brasilidades e flores rosas, marca registrada da artista. "Eu queria um tema clássico que nunca saísse de moda e estou muito feliz com o resultado. A coleção é sobre as rosas que minha avó pintava e lembra muito a minha infância", disse.

A Arte de Viver foi a coleção desenvolvida pela formanda Mel Assunção Rebouças Lopes. "Nela, eu conto algumas histórias marcantes da minha vida, junto com mulheres essenciais para o meu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, ressaltando a tese de que moda e arte são interligadas. Todas as peças exploram materiais e técnicas diferentes, em que, uma vez vestidas, elas se tornam roupas e ao mesmo tempo obras de arte", disse Mel ao destacar a importância de aliar teoria e prática na graduação. "É o momento de testar e descobrir uma nova experiência. Levar o nosso conhecimento para um desfile tão especial foi uma oportunidade incrível", completou a aluna ao lado dos colegas.

Preocupação com sustentabilidade está presente em 60% das indústrias

A sustentabilidade é uma preocupação cada vez mais presente na indústria brasileira. Segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), seis em cada dez empresas têm uma área ou departamento dedicado ao tema. O número quase dobrou em relação ao ano passado, quando 34% das indústrias no país afirmaram ter esse cuidado



Os dados, segundo a entidade, mostram os avanços da conscientização ambiental na indústria brasileira.

A proporção de empresários que disseram exigir certificados ambientais de fornecedores e parceiros na hora de fechar um contrato subiu de 26%, em outubro do ano passado, para 45% neste ano. Mais da metade (52%) das indústrias tiveram de comprovar ações ambientalmente sustentáveis na hora de assinarem contratos, contra 40% em 2021.

Conforme o levantamento, a relação com os consumidores explica, em parte, o aumento da consciência ambiental. De 2021 para 2022, subiu de 20% para 35% o número de empresários que acreditam que os consumidores atribuem peso alto ou multo alto a critérios ambientais na hora da compra. No entanto, apenas uma em cada dez empresas deixou de vender algum produto por não ter certificação ou deixar de seguir requisitos ambientais.

De acordo com a CNI, o setor privado brasileiro tem interesse em se manter alinhado com os acordos internacionais e em atender às exigências do mercado externo. Para a entidade, o Brasil pode se tornar referência no uso sustentável dos recursos naturais e no aproveitamento das oportunidades associadas à economia de baixo carbono.