Sesc realiza Semana Internacional do Orgulho Geek de 25 a 28 de maio no Gama com inscrições até o dia 23

Oficinas, exposições e palestras sobre o universo nerd são algumas das muitas atividades presentes na programação da Semana Internacional do Orgulho Geek, do Sesc-DF. A unidade do Gama será o palco desse encontro que vai ocorrer de 25 a 28 de maio. As atividades são todas presenciais e a entrada é franca. Para participar, basta se inscrever até o dia 23 de maio por meio do e-mail: teatropaulogracindo@sescdf.com.br







O analista de Cultura do Sesc Gama e responsável pelo projeto, Leonardo Braga, explica o evento. "Nesta edição vamos enfatizar as ações formativas, principalmente o que tange aspectos de multilinguagem levando em consideração também alguns pontos que privilegiam a economia criativa e circular e alguns elementos da metarreciclagem. Destaco ainda a exposição de carrinhos de rolimã, os painéis sobre as mulheres no universo geek e educação patrimonial com a presença de referências em nível local e nacional, como o diretor do programa cívico-educativo do Palácio do Itamaraty e professores da Universidade de Brasília. Nesta edição estamos focando na simbiose entre tecnologia, diversão, multiplicação de saberes e economia circular", detalhou.

As oficinas de Criação de personagem de jogos de cartas, no dia 25, e de Quadrinhos, no dia 26, contam com classificação indicativa de 9 anos. Já a atividade de Tecnologia vestíveis para crianças, dia 27, é para a partir de 10 anos de idade e a oficina do dia 28 sobre Hydra é para pessoas a partir de 14 anos.  As exposições, palestras e painéis são livres para todos os públicos.

Semana Internacional do Orgulho Geek
De 25 a 28 de maio de 2022
Local: Sesc Gama
Inscrições abertas até 23/5 por meio do e-mail: teatropaulogracindo@sescdf.com.br

Sicoob DFMil: Aqui tem soluções para você aderir à energia fotovoltaica

O Sicoob DFMil fechou parceria com a empresa Crafter, que fornece aluguel de espaço para instalação de energia fotovoltaica. Esta energia é produzida por meio da conversão da energia solar em energia elétrica, reduzindo os custos. Entre os benefícios, estão: não polui, é renovável, limpa e silenciosa, fácil de instalar, barato de manter, vida útil longa, entre outras diversas vantagens

Foto: Pedro Santos,.

Com o objetivo de levar as melhores soluções financeiras aos cooperados, o Sicoob DFMil faz o financiamento de energia fotovoltaica. Para facilitar todos os serviços para instalação desta energia tão econômica e eficaz, também realizou uma parceria para dar descontos a quem deseja adquiri-la e não tem espaço para instalação.

Se você é cooperado do Sicoob DFMil, você pode realizar financiamento da energia fotovoltaica e pode, também, ter desconto no aluguel de espaço para instalação. O que você está esperando? Entre em contato com o Setor de Condomínios e saiba mais: (61) 99650-7013 | 99852-5725 | 99842-9143.

Crédito às famílias deve ser destaque em abril, com alta de 1,6%, melhor resultado para o mês desde 2009

Saldo total do crédito deve crescer 0,8% em abril, atingindo expansão de 16,5% em 12 meses, revela levantamento da FEBRABAN


Fotos: Marcos Santos.

O saldo total da carteira de crédito deverá seguir em expansão em abril, com alta estimada de 0,8%, melhor resultado para o mês desde 2013 (+0,9%). Com isso, o ritmo de expansão anual poderá chegar a 16,5%, mostra a Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN. Mais uma vez, o crescimento no mês deve liderado pelas operações com recursos livres (+1,2%), com destaque para o crédito destinado às famílias.

A Pesquisa de Crédito da FEBRABAN é divulgada mensalmente como uma prévia da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central e as projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país, que representam de 38% a 88% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional, dependendo da linha, além de outras variáveis macroeconômicas que impactam o mercado de crédito. A Nota com os dados de abril ainda não tem data prevista de divulgação devido à greve dos funcionários do BC.

De acordo com a pesquisa, a maior alta deve vir do crédito livre às famílias, que deve registrar expansão de 1,6% em abril, o melhor resultado para o mês desde 2009. Para as empresas, o crescimento deve ser de 0,7%, beneficiado pelas linhas ligadas ao setor externo, diante do maior volume de exportações (além da depreciação cambial do mês). Por outro lado, a sazonalidade negativa das linhas relacionadas ao fluxo de caixa (desconto de duplicatas) deve conter em parte a expansão da carteira. Com mais um bom resultado, o ritmo de expansão anual da carteira livre deve chegar a 21,2%.

"A pesquisa traz um cenário de continuidade do forte ritmo de crescimento do crédito, em linha com os números até surpreendentemente positivos que temos observado para a atividade econômica e o mercado de trabalho neste início de ano. Além disso, a aceleração da inflação possivelmente também ajuda a explicar o resultado, diante da elevação nominal dos tíquetes médios, em especial nas linhas mais ligadas ao consumo", destaca Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da FEBRABAN. "Ainda, o dado de abril também deve ser impactado pelo aumento de 35% para 40% da margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas", acrescenta.

A carteira direcionada deve ficar praticamente estável (+0,1%) em abril, novamente refletindo um desempenho desigual entre os segmentos. A carteira Pessoa Física (+0,4%) deve seguir impulsionada pelos créditos rural e imobiliário, enquanto a carteira Pessoa Jurídica (-0,4%) deve seguir perdendo tração na esteira de redução dos programas públicos de crédito.

Concessões
Devido à sazonalidade negativa no mês de abril na carteira de crédito Pessoa Jurídica e ao menor número de dias úteis ante março, as concessões de crédito devem apresentar retração mensal de 13,5% em abril. Entretanto, quando ajustado por dias úteis, o volume de concessões deve ficar estável (+0,1%).

Na visão acumulada em 12 meses, o crescimento das concessões deve mostrar ligeira acomodação ante a estimativa para março, de 26% para 25,4%, mas ainda permanecendo em um patamar bastante elevado, demonstrando resiliência do volume de novas concessões, mesmo com o aumento da taxa Selic.

De acordo com a pesquisa, as concessões para as famílias devem avançar 8,5% na média por dia útil, com expansão liderada pelas linhas voltadas ao consumo, como o cartão de crédito e o crédito pessoal.

Já o volume de concessões para as empresas deve retrair 8,3% (ajustado por dias úteis), com expectativa de desempenho negativo em ambas as fontes de recursos. As operações com recursos livres devem ser negativamente afetadas por questões sazonais (linhas relacionadas ao fluxo de caixa), enquanto as operações com recursos direcionadas devem seguir perdendo ímpeto com a redução dos programas públicos.

Devido à greve dos funcionários Banco Central, os dados de março da Nota de Operações de Crédito ainda não foram divulgados. Como as projeções da Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN dependem de dados do mês anterior, as estimativas de abril consideram as expectativas divulgadas na pesquisa do mês de março de 2022 da Federação.

 

A Pesquisa Especial de Crédito pode ser acessada neste link.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Motorista sequestrado e alvejado durante viagem de trabalho pelo Rodoanel de São Paulo será indenizado

Um motorista de uma empresa de transporte, com filial em Uberlândia, vai receber indenização de R$ 20 mil, por danos morais e estéticos, após ser sequestrado e ainda alvejado por diversos projéteis de arma de fogo enquanto realizava uma viagem de trabalho pelo Rodoanel de São Paulo

O trabalhador contou que, no dia 8 de março de 2016, transportava filtros de cigarro de Santo André/SP, com destino a Uberlândia, pelo Rodoanel em São Paulo, quando foi abordado e retirado do veículo por indivíduos armados e trancado em um baú de um outro caminhão menor.

Na sequência, o comboio criminoso trocou tiros com a polícia, sendo o profissional alvejado várias vezes dentro do baú do caminhão. Fotografias e radiografias anexadas ao processo comprovaram as lesões sofridas, a platina implantada e os enxertos ósseos realizados. O trabalhador foi afastado do trabalho por alguns meses, e, em razão dos efeitos físicos e emocionais do evento e colaterais do medicamento prescrito, foi transferido da função de motorista carreteiro para a de manobrista, passando a atuar na garagem da empresa.

A decisão que garantiu a indenização ao motorista é dos julgadores da Oitava Turma do TRT-MG que, por unanimidade, reverteram a sentença proferida pela 6ª Vara do Trabalho de Uberlândia. Para o desembargador Antônio Neves de Freitas, relator no processo, o fato de os disparos recebidos não terem resultado em óbito não afasta o choque emocional e psicológico.

"No caso, há de se ter bem presente que o labor em transporte de cargas pode ser considerado de acentuado risco, a atrair probabilidade de exposição à ação de assaltantes muito maior em comparação ao risco genérico que afeta indistintamente a coletividade, pois crime dessa natureza tem sido cada vez mais comum em todo o país", ressaltou o julgador.

Risco potencial da atividade

Para o desembargador, não havendo dúvida de que a situação configura atividade de alto risco, o empregador deve ser responsabilizado pelos danos que o exercício da função produz em seus empregados, de forma objetiva. "Isso conforme autoriza o artigo 927, parágrafo único, do Código Civil e ainda o artigo 7º, caput, da Constituição da República".

Segundo o julgador, o dever de indenizar surge diante da evidência do dano e não se afasta, ainda que se cuide da existência das hipóteses de excludentes do nexo causal, como a culpa exclusiva da vítima, o ato de terceiro, a força maior ou o caso fortuito. "A responsabilidade objetiva abarca as situações em que há risco potencial decorrente do labor realizado pelo empregado. Assim, o empregador tem a responsabilidade objetiva por eventos danosos ocorridos no trabalho, quando a atividade constituir risco maior de danos ao empregado, em relação a outros tipos de atividades, ainda que, por sua própria ação, não provoque nenhum prejuízo ao trabalhador".

De acordo com o julgador, é o risco da própria atividade empresarial que dá origem à responsabilidade objetiva do empregador, devendo ele assumir o ônus de arcar com eventuais infortúnios, independentemente de culpa. "O empregador detém o controle e a direção sobre a dinâmica e a gestão do seu empreendimento (alteridade), devendo, por conseguinte, assumir os efeitos maléficos dos danos causados ao empregado, em função do acidente de trabalho típico ocorrido no exercício de suas funções", ressaltou.

Desse modo, segundo o relator, o dever da empresa de ressarcir os danos experimentados pelo motorista decorre da responsabilidade objetiva, sendo desnecessário questionar a existência de atos omissivos ou comissivos da empresa que guardem nexo de causalidade com o ocorrido, o que poderia ser levado em consideração apenas como fator de elevação ou minoração da indenização a ser arbitrada.

Indenização

Para o julgador, não restou dúvida quanto ao abalo emocional, físico e psicológico sofrido pelo trabalhador em decorrência do assalto sofrido. Porém, ele ressaltou que não houve participação do empregador nos atos criminosos que levaram ao abalo psicológico e danos físicos apresentados pelo empregado, sendo a empresa, igualmente, vítima da ação dos meliantes. Além disso, pontuou que não se deve perder de vista que o trauma emocional não se mantém nas mesmas proporções. No entanto, considerou leviano afirmar quando terá fim.

Quanto aos danos estéticos, o magistrado reconheceu que as marcas dos disparos ficaram à mostra, não sendo imperceptíveis. "Principalmente quanto aos dois tiros recebidos na cabeça, à altura da testa, e ao implante de metal no braço esquerdo, por estarem em partes normalmente expostas socialmente, o que não pode ser desconsiderado quando da análise dos danos estéticos", ponderou.

Assim, sendo incontroversos os danos morais e estéticos e reconhecida a responsabilidade do empregador, o julgador reconheceu que surge o direito à indenização - ou o dever de indenizar, a depender do ângulo de visão - conforme dispõe o artigo 927 do Código Civil. "A indenização, nestes casos, deve ser arbitrada com prudência e moderação, considerando não apenas a dor moral da vítima, mas também a ausência de culpa do empregador, não se podendo constituir em enriquecimento do beneficiário ou ser causa da desestabilidade financeira do causador do dano", concluiu.

Dessa forma, levando em conta as peculiaridades do caso concreto, como: as condições econômicas e financeiras da vítima e da empresa, a adoção de medidas de segurança visando à evitar a ação de bandidos durante as viagens, a conduta adotada pelo empregador para amenizar a situação do empregado, transferindo-o para função distinta, e a extensão dos danos sofridos, o relator entendeu como adequada a fixação da indenização por danos morais e estéticos no valor de R$ 20 mil.

Depois disso, foi homologado um acordo entre as partes, o qual deve ser cumprido até fevereiro de 2023. Entretanto, já ocorreu atraso no pagamento da segunda parcela. Diante desse quadro, a empresa foi intimada para, no prazo de cinco dias, comprovar o pagamento tempestivo da segunda parcela do acordo ou quitar o saldo remanescente e a multa, sob pena de penhora.

  • PJe: 0012304-32.2016.5.03.0173 (RO
Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Ibaneis assina o decreto de reajuste do auxílio-alimentação do funcionalismo público do GDF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quarta-feira (11/5), ter assinado um decreto para reajustar em cerca de 65% o valor do auxílio-alimentação dos servidores públicos do Governo do Distrito Federal (GDF)
Foto: Facebook.

Em anúncio feito em de suas redes sociais, Ibaneis disse que o benefício passa de R$394,50 para R$ 640,00 a serem pagos a partir de julho.

"Assinei agora o decreto que aumenta o valor do auxílio-alimentação para todos os servidores do GDF. O benefício passa de R$ 394,50 para R$ 640, a serem pagos a partir de julho. O reajuste é para repor as perdas inflacionárias desde 2014, data do último aumento.", comentou Ibaneis.

Desde de 2014 que o auxílio alimentação não era atualizado. Esta ação do governo ratifica a política de valorização do servidor público do GDF.

A medida alcança todos os servidores do Governo do Distrito Federal.

Oportunidade: Sesc-DF abre vagas para analista em sonorização e iluminação e assistente de tecnologia da informação

O Sesc-DF está com duas vagas abertas para analista com especialidade em Sonorização e Iluminação e três para assistente de tecnologia da Informação.  As inscrições para as oportunidades estão disponíveis no site www.sescdf.com.br.
Foto: Kleber Lima

As cinco vagas são na modalidade presencial com 40 horas de trabalho semanal. Entre os benefícios estão vale-alimentação, vale-refeição, auxílio creche, benefícios internos e seguro de vida.

O analista de sonorização e iluminação receberá salário de R$ 5.643,46 para elaborar projetos de iluminação e sonorização, planejar, organizar e executar a montagem de iluminação e sonorização de apresentações musicais, peças teatrais e demais eventos.  Para concorrer à vaga é preciso ter diploma de graduação em Artes Cênicas, Música, Gestão Cultural, Produção de Eventos, Audiovisual, Tecnologias e Novas Mídias ou demais cursos ligados às artes e cultura em geral, além de experiência mínima de seis meses em operação de equipamentos de som e iluminação cênica e atividades correlatas. Confira todas os detalhes sobre a vaga aqui https://sescdf.empregare.com/pt-br/vaga-analista-sonorizacao-e-iluminacao_32022

Já o assistente de tecnologia da Informação deve executar processos relativos aos sistemas de informação, infraestrutura e segurança em TI (redes, backups e controle de acessos), atuar com suporte interno em hardware e software, entre outras atividades.   Para concorrer à vaga é preciso ter concluído o Ensino Médio, possuir curso técnico ou cursos na área de Tecnologia da Informação e experiência profissional mínima de seis meses em atividades de suporte em hardware e software. Confira todos os detalhes sobre a vaga aqui https://sescdf.empregare.com/pt-br/vaga-assistente-tecnologia-da-informacao_32014

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Na gestão Rogério Cruz, Prefeitura de Goiânia alcança, pela primeira vez, 98,08% no ranking da transparência, aponta TCM

Capital está em primeiro lugar entre municípios com mais de 250 mil habitantes. Foram pontuadas ferramentas de pesquisa, informações institucionais, previsão dos valores referentes a receitas e despesas, recursos humanos e licitações. "Uma gestão que cuida das pessoas preza por soluções integrativas e focadas no cidadão, com objetivo de aprimorar o serviço público", afirma prefeito



A Prefeitura de Goiânia alcançou, pela primeira vez, percentual de 98,08% no ranking da Transparência, segundo relatório apresentado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Com isso, a capital ocupa o primeiro lugar  dentre os municípios goianos com mais de 250 mil habitantes. De acordo com o TCM, é a melhor nota já obtida por Goiânia.

"Uma gestão que cuida das pessoas preza por soluções integrativas e focadas no cidadão, com objetivo de aprimorar o serviço público", afirma prefeito Rogério Cruz, que ressalta a "honra de que a capital ter alcançado exitosa posição logo no primeiro ano de governo".

O índice é proveniente da verificação, pelo TCM-GO, do cumprimento do que determina a Lei da Transparência. A metodologia consiste na observação de parâmetros mínimos, como a disponibilização de dados abertos, divulgação de informações com integralidade e, principalmente, o foco no cidadão.

A nota é obtida pela soma das pontuações de cada item observado, classificados entre obrigatórios e essenciais. Na capital, por exemplo, foram pontuadas ferramentas de pesquisa, informações institucionais, previsão dos valores referentes a receitas e despesas, recursos humanos e licitações.

De acordo com o relatório, Goiânia atingiu os critérios exigidos, bem como promoveu otimização de seu Portal de Transparência. O projeto visa aprimoramento das consultas e acesso à informação.

Rogério Cruz aponta que o resultado reflete a transparência e o cuidado com a eficiência dos serviços públicos da Prefeitura de Goiânia, por meio da completude dos dados disponibilizados, consistência das informações e correta alimentação dos portais.

Na Administração Municipal, o órgão responsável pela coordenação da transparência é a Ouvidoria-Geral do Município, unidade vinculada à Controladoria Geral do Município (CGM). Por ela, são registradas as denúncias, reclamações e representações sobre atos que contrariem o interesse público.

A ouvidoria também recebe, analisa e toma as providências cabíveis quanto às demandas advindas do Portal da Transparência, além de coordenar o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC).

Uma das gerências integrantes da ouvidoria é a de Atendimento ao Cidadão, que encaminha, após as devidas análises, as solicitações recebidas pelo SIC, bem como do Portal da Transparência. Desse modo, contribui para a disseminação das formas de participação popular no acompanhamento e fiscalização da prestação de serviços.

O controlador-geral do município, Gustavo Cruvinel, destaca que "a ouvidoria é a voz do cidadão que, por meio dos canais disponibilizados, a faz chegar mais longe". Por desempenhar papel central na coordenação da transparência no âmbito municipal, "promove o impacto imediato na melhoria dos serviços públicos", pontua.

A ouvidora-geral do município, Isabela Vicheti, destaca o engajamento da atual gestão no exercício das boas práticas. "É preciso frisar que assumimos o protagonismo no Sistema de Controle da Administração Pública, não meramente expectadora".

Gustavo Cruvinel afirma que as perspectivas para 2022 envolvem projetos que trarão ainda mais integração com o cidadão. "Teremos uma Ouvidoria cada vez mais integrativa, transparente e capacitada, sempre focada em soluções pensadas para as demandas do goianiense", diz.

Diante dos resultados e ações desenvolvidas no âmbito da transparência, Rogério Cruz pontua que trata-se de mais do que um compromisso, é o alicerce da gestão. "Produtividade e qualidade são essenciais ao setor público, por isso, sempre buscaremos eficiência e agilidade para ofertar serviços de qualidade aos cidadãos de nossa capital", conclui.

Foto: Secom

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br