MDB oficializa pré-candidatura de Ibaneis Rocha ao Senado e reforça união da base para eleger Celina Leão no primeiro turno

Em grande ato político realizado neste sábado (5), em Ceilândia, o MDB do Distrito Federal oficializou a pré-candidatura do governador Ibaneis Rocha ao Senado da República para as eleições de 2026. O evento, que também marcou o lançamento da pré-candidatura da vice-governadora Celina Leão (PP) ao Governo do DF, reuniu milhares de apoiadores e contou com a presença de toda a cúpula do MDB-DF, parlamentares da base aliada e lideranças comunitárias de diversas regiões administrativas

Foto: Renato Oliveira.

Ao discursar, Ibaneis destacou a importância da continuidade do projeto político iniciado em 2019 e afirmou que está pronto para representar o DF no Senado. "Chegou o momento de dar um novo passo. Quero defender o povo do Distrito Federal no Senado Federal com a mesma coragem, compromisso e dedicação que tive à frente do governo. E farei isso ao lado da nossa pré-candidata Celina Leão, que tem toda a minha confiança e apoio para continuar o trabalho que iniciamos juntos", afirmou.

A pré-candidatura ao Senado recebeu apoio irrestrito dos deputados distritais do MDB: Wellington Luiz, Jaqueline Silva, Hermeto, Iolando, Doutora Jane e Daniel Donizet, além do deputado federal Rafael Prudente, que também marcou presença no evento. Todos foram enfáticos ao defender a união da base aliada para garantir a eleição de Celina no primeiro turno e consagrar Ibaneis Rocha como o senador mais votado da história do DF.

"Estamos todos unidos. Celina no Buriti e Ibaneis no Senado. Essa é a chapa da continuidade, da experiência e do compromisso com o povo do Distrito Federal", destacou Wellington Luiz, presidente do MDB-DF e da Câmara Legislativa.

A deputada Jaqueline Silva reforçou que a base está coesa e comprometida com a vitória. "O que está sendo feito no DF não pode parar. É com Celina governadora e Ibaneis senador que vamos garantir que esse projeto avance ainda mais", disse.

Já o deputado Daniel Donizet afirmou que o apoio a Celina e Ibaneis é total. "Celina conhece cada canto do DF, cada necessidade das pessoas. E o Ibaneis mostrou que sabe governar com responsabilidade. O MDB está firme nessa caminhada."

O deputado federal Rafael Prudente, ex-presidente da Câmara Legislativa, também reforçou a confiança no projeto. "Celina representa o futuro com os pés no presente. E Ibaneis, com sua trajetória, tem tudo para ser o melhor senador da história do DF. Estamos juntos por essa vitória."

Com o evento em Ceilândia, o MDB-DF dá a largada oficial no projeto político para 2026, que une experiência administrativa, força política e amplo apoio popular. A partir de agora, Celina e Ibaneis devem percorrer todas as regiões administrativas, dialogando com a população e consolidando uma aliança que promete fazer história nas próximas eleições.

Senadora faz resgate histórico do instituto da anistia e reafirma legitimidade de atos por perdão político

Para Damares Alves, país só vai curar feridas e seguir em frente após a libertação dos presos pelos atos do 8 de janeiro



A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, Damares Alves (Republicanos-DF), em discurso proferido em Plenário, nesta quinta-feira (3), fez um resgate histórico da aplicação do instituto da anistia política no Brasil e cobrou o imediato perdão dos presos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

A parlamentar brasiliense reiterou a legitimidade dos atos marcados para o próximo domingo (6), em defesa da anistia dos que foram condenados ou processados em julgamento do Supremo Tribunal Federal, e confirmou presença no evento.

"Se queremos novamente nos unir como nação, e avançar política e economicamente, precisamos curar essa ferida, perdoar os que erraram e ajudar nosso povo a seguir em frente", conclamou.