Vilela participa do debate da TV Anhanguera, Alcides foge

Leandro Vilela apresentou propostas e questionou a ausência do deputado envolvido em escândalos no debate deste sábado

Demonstrando compromisso com a transparência e o debate público, o candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), participou na noite deste sábado do debate da TV Anhanguera/Rede Globo. Mais uma vez o candidato do PL, Alcides Ribeiro, fugiu do embate com Vilela e Willian Panda (PSB).

Além disso, Vilela já concedeu quase 50 entrevistas ao longo da pré-campanha e da campanha oficial, sempre se colocando à disposição para responder perguntas e apresentar suas propostas para o desenvolvimento da cidade. Essa postura é uma clara demonstração de respeito ao eleitor, que precisa conhecer bem as ideias dos candidatos antes de decidir seu voto.

Enquanto Vilela mantém uma agenda ativa e participativa, seu principal concorrente, de acordo com as pesquisas, Alcides, faltou a todos os debates e evitou falar com a imprensa por meio de entrevistas e sabatinas, o que tem gerado críticas sobre sua postura.

Segundo Vilela, a ausência de Alcides nesses espaços de diálogo reflete uma falta preparado e medo por parte do candidato do PL.

"Quem tem ideias e quer fazer o melhor pela cidade, não foge do debate", afirma Vilela,

A ausência de Alcides é vista por Vilela como um desrespeito à democracia e à população, que merece conhecer o que cada candidato tem a oferecer.

Vilela acredita que a recusa de Alcides em participar dos debates e entrevistas pode ser explicada por seu péssimo exemplo em gestão e em lidar com a coisa pública, como ter sido demitido do cargo de professor do estado por ser considerado um "funcionário fantasma", e a má administração de sua faculdade.

Outro ponto destacado por Vilela é o envolvimento de Alcides em escândalos de corrupção relacionados ao abastecimento de um carro 211 vezes no mesmo dia e no mesmo posto de combustíveis.

Para Vilela, essas são as razões pelas quais Alcides evita confrontos diretos com outros candidatos e a imprensa. "Quem não tem o que mostrar ou está devendo à sociedade, prefere se esconder", concluiu Vilela.

PROPOSTAS

Durante o debate, o candidato emedebista apresentou propostas para áreas cruciais, como a criação de vagas para a educação infantil, construção de 5 mil moradias populares, ampliação do HMAP com a implantação de área oncológica, além de melhorias na segurança pública, zeladoria da cidade, mobilidade, meio ambiente e infraestrutura. "Minha missão é continuar a transformação de Aparecida, tornando-a uma das melhores cidades do Brasil para se viver", finalizou Vilela.

Foto: Renato Santos.

Governo de Goiás lança 1° Edital de Contratação Pública de Solução Inovadora

Inédita em Goiás, iniciativa espera atrair projetos para a administração pública que fomentam propostas criativas de startup, universidades, estudantes e profissionais de tecnologia

As propostas devem ser enviadas do dia 25 de outubro até dia 04 de novembro - Foto: Pedro Oliveira.

O Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Secretaria de Administração (SEAD), deu início à 1ª Contratação Pública de Solução Inovadora do Estado de Goiás. O objetivo é buscar startups, empresas e profissionais do Brasil e do mundo interessados em colaborar com ideias inovadoras para o setor público. O edital está disponibilizado no site goias.gov.br/controladoria/inovacaoaberta.

A iniciativa é pioneira no estado e será feita por meio de licitação especial, baseada na Lei Complementar n. 182/2021, que estabelece o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador. Os interessados devem apresentar propostas de soluções tecnológicas avançadas para enfrentar os desafios do controle interno a curto e médio prazo. Os projetos devem contribuir para elevar a eficiência e a transparência da gestão pública, com impactos positivos para toda a sociedade.

O investimento total previsto é de até R$ 3 milhões, com valor máximo de R$ 1,5 milhão para cada Contrato Público de Solução Inovadora - CPSI celebrado. No dia 1º de outubro, às 14h30, será realizada uma live no YouTube da CGE, para que os interessados possam tirar as dúvidas sobre o edital e os desafios, com servidores da CGE que trabalham diretamente com os problemas a serem solucionados.

As propostas devem ser enviadas do dia 25 de outubro até dia 04 de novembro. Os contratos celebrados terão vigência limitada de 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por igual período. Atualmente, a CGE possui dois grandes desafios: como otimizar o monitoramento das compras do Estado de Goiás, para garantir que os órgãos estejam atendendo aos requisitos estabelecidos por lei para o processo de compras, desde a licitação até a sua execução; e como ter acesso a todo conhecimento produzido pela CGE, de forma rápida.

A iniciativa oferece vantagens para a população e para os profissionais envolvidos. A principal delas é o uso do dinheiro público de forma cautelosa e transparente, e ainda a customização das soluções tecnológicas desenvolvidas, que deverão atender às necessidades institucionais. Para as startups e profissionais envolvidos, além do alto investimento previsto e da visibilidade de suas ideias, há também a possibilidade de outras parcerias.

O 1º Edital de Inovação Aberta da CGE é aberto a qualquer pessoa física ou jurídica, em consórcio ou individualmente. Qualquer arranjo produtivo – desde empresas, startups, universidades, alunos, profissionais de TI, entre outros – pode participar.

SEFJ convoca dirigentes de templos, entidades sociais e sem fins lucrativos de 09 RA’s para abertura de processo para Permissão Não Qualificada de Uso

Serão atendidos representantes das instituições localizadas no Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Park Way-DF, Lago Norte, Candangolândia, Águas Claras, Riacho Fundo II e Varjão

Foto: Pedro Santos.

A Secretaria da Família e Juventude (SEFJ) convocou dirigentes de entidades religiosas, sem fins lucrativos e sociais para iniciarem o processo da Permissão Não Qualificada, a PNQ. Dessa vez, serão atendidos representantes das instituições localizadas no Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Park Way-DF, Lago Norte, Candangolândia, Águas Claras, Riacho Fundo II e Varjão, com processos de regularização fundiária de áreas públicas em andamentos, junto aos Órgãos responsáveis no Governo do Distrito Federal. A reunião será realizada no dia 17 de outubro, às 14h30, na Sede da SEFJ.

Os responsáveis receberão instruções para abertura do processo para emissão da "Permissão de Uso Não Qualificada (PNQ)", documento que mantém os locais em atividade enquanto tramita o processo de regularização fundiária definitiva.

Os interessados deverão fazer a inscrição por meio de formulário eletrônico disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWZcjuKOuAYee0wHKiJ_PSOMDB6MZAgOotmLszp3HWpKHB1g/viewform?pli=1

A convocação está baseada no Decreto 45.563/2024 que regulamenta a Lei Complementar 806/2009. A pasta segue calendário de atendimento que irá contemplar todas as regiões administrativas do DF.
 
Para a abertura do processo, os interessados deverão comparecer munidos das documentações:

a) ato constitutivo ou estatuto social em vigor, devidamente registrado;

b) ata atualizada de eleição dos dirigentes, contendo a relação e qualificação dos diretores, e instrumento comprobatório de representação legal, quando for o caso, ou documento similar das organizações religiosas que apontem seu representante legal;

c) comprovante de ocupação da área anterior à 22 de dezembro de 2016;

d) declaração de regularidade do CNPJ;

e) comprovante vigente de inscrição no Conselho de sua sede ou de onde desenvolva suas principais atividades, quando se tratar de entidades de assistência social; e

f) requerimento específico de solicitação de Permissão de Uso Não-Qualificada de Área Pública (PNQ).
 
Os documentos também poderão ser encaminhadas para o e-mail gab.sefj@buriti.df.gov.br

"Convidamos as entidades religiosas e de assistência social do Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Park Way, Lago Norte, Candangolândia, Águas Claras, Riacho Fundo II e Varjão para a reunião do dia 17, para tirar dúvidas e darmos mais esse grande passo no processo de regularização. Esse é um governo que atua com a participação dos cidadãos nas tomadas de decisão. Se cada um de nós nos comprometermos com aquilo que nos cabe fazer, certamente, alcançaremos nosso objetivo em regularizar os templos e entidades e manter a oferta dos seus serviços sociais e religiosos", apontou o gestor da SEFJ, Rodrigo Delmasso.

O que é a Permissão de Uso Não – Qualificada (PNQ)?
A PNQ é aplicada para regularização de ocupações históricas de área pública, entidades, instituições que ocupam o local antes de 2016. Não possui caráter de posse da terra, mas oferece a permanência no local enquanto os trâmites de regularização estão em andamento.

É um dos instrumentos estabelecidos pelo Decreto 45.563/2024 para regularização de área pública. Possui um procedimento simplificado, comparado à Concessão de Uso e dispõe do pagamento de preço público.

A PNQ também pode ser utilizada para a regularização de área adjacente a unidades imobiliárias ocupadas pela entidade religiosa ou de assistência social. As dúvidas relacionadas aos processos de regularização poderão ser sanadas pela Assessoria de Assuntos Religiosos da Secretaria da Família e Juventude, por meio do e-mail: assrel.sefj@buriti.df.gov.br.

Reunião: Abertura de processo para Permissão Não Qualificada de Uso (PNQ)
Data: 17-10-2024
Horário: 14h30
Local: Secretaria da Família e Juventude- Setor Comercial Sul, Edifício Luiz Carlos Botelho, Quadra 4, Bloco A, 6º andar, Asa Sul.

Banda Mastruz com Leite encerra primeira noite do Maior São João do Cerrado

Iniciado nesta quinta-feira (12), o festival reunirá até domingo (15), em Ceilândia, grandes nomes da música nacional

Foto: Renato Oliveira.

Nem o frio e a seca atrapalharam o público na primeira noite do O Maior São João do Cerrado, iniciado na noite da quinta-feira (12/09). Cerca de 20 mil pessoas passaram pela arena montada ao lado do estádio Abadião, em Ceilândia. Com muito lirismo, o grupo Pé de Cerrado abriu a programação, que se estendeu até às 3h30 desta sexta-feira, com a Banda Mastruz com Leite. O evento é gratuito.

Ao som de grandes clássicos, o grupo fez a plateia sacudir a poeira com sucessos como "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Onde Canta o Sabiá" e "Saga de um Vaqueiro". Com 34 anos de estrada, a banda cearense continua conquistando gerações. Em retribuição à energia contagiante, os fãs entoaram em coro cada música, transformando a noite numa celebração nordestina que varou a madrugada.

Nesta sexta-feira (13), o palco do Maior João do Cerrado vai ferver com apresentações de Boka de Sergipe, Edu Boneco, a banda Elite do Cerrado e a dupla sertaneja Rick e Rangel. Para fechar a segunda noite de festa com chave de ouro, o cantor Iohanes promete encantar o público ceilandense com o melhor do forró nordestino.

Homenagem

Em sua 16ª edição, O Maior São João do Cerrado homenageará um dos grandes expoentes da xilogravura no mundo, o artista J. Borges, que faleceu em julho, aos 88 anos. Em 2014, o palco principal da festa foi ilustrado com as obras do artista. O tributo é apenas uma das surpresas de 2024.

Programação até domingo

Sexta-feira – 13/09

Boka de Sergipe
Elite do Cerrado
Rick e Rangel
Edu Boneco
*Iohanes

Sábado – 14/09*

Negão Chandon
Leandro Kato
Nena Queiroga
Guilherme Silva
Alisson e Aryel

Domingo – 15/09

Flavinho Casca de Bala
Sabugo de Milho
Nego Rainner
Si Bobiá a Gente Pimba
Banda Magníficos

Serviço | 16º O Maior São João do Cerrado
Data: 12 a 15 de setembro de 2024
Local: QNN 12 (ao lado do estádio Abadião) Ceilândia Sul
Hora: 18h – abertura dos portões