Missa do Clube da Evangelização


Você não sabe o que fazer na Terça-feira dia 09 de abril a noite?
Venha nos encontrar na Catedral Metropolitana de Brasília. Teremos a missa do Clube da Evangelização as 19:30, vamos rezar junto com o Pe. Vagner Baia. Vamos clamar o céu que derrame suas bençãos e milagres nesse dia.
Você não pode deixar de ir…

"A oração move o céu"


Ainda não rezamos o suficiente, por isso, não atingimos ainda toda a dimensão de oração que precisamos atingir. Nâo demos ainda a essa terra a qualidade de oração de que a humanidade necessita para que os céus se abalem e a graça de Deus venha; para que o triunfo de Jesus se realize e a evangelização atinja as pessoas de modo que tenham os corações transformados.

Não chegamos àquela dimensão de oração sobrenatural em que não somos somente nós que oramos: damos nossa voz, nosso coração, nossa mente, entregamos alma e espírito na oração, porém, esta é acrescida pelo poder do Espírito Santo, da presença dos anjos que oram juntos conosco, unidos à intercessão da Santíssima Virgem Maria: uma oração de poder! Assim, ela [oração] sobe ao céu com o poder do próprio Deus, para que a graça, a bênção e o Espírito Santo venham e a face da terra se renove, para que a Igreja retome sua posição de Igreja e Jesus triunfe.

O Senhor quer que atinjamos essa qualidade de oração!

Messias de Souza apoia a festa da Igrejinha



A
O Prefeito de Brasília Messias visitou o Frei Júnio Cesar, pároco da Igrejinha de Fátima(307/308 Sul)na manhã desta sexta-feira 26, quando ouviu as reivindicações da Comunidade para os festejos em homenagem à Nossa Senhora de Fátima que acontecerão entre 1º e 13 de maio próximo.

Messias de Souza garantiu uma ação de limpeza da área além de levar ao Comando da PM a necessidade de maior segurança em especial durante os festejos. Ele visitou o local e disse que na próxima semana colocará uma equipe especial da Administração Regional para realizar as ações de limpeza.

Vamos trabalhar para que os fiéis e turistas que aqui virão encontrem um local acessível e em ótimas condições”,disse Messias de Souza.

O Frei Júnio César agradeceu o empenho do Administrador de Brasília a quem convidou para participar das comemorações que terão,além de missas,procissão e eventos sociais com barraquinhas,música. comidas típicas e brincadeiras para as crianças.

Papa Francisco anuncia sua vinda ao Brasil em Julho



jmjrio

O responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, chegou ao Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 23. A vinda ao Brasil cumpre uma agenda que visa definir o programa do Santo Padre durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.
Gasbarri participou de reunião a portas fechadas com o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 (COL), Dom Orani João Tempesta, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, representantes dos governos federal, estadual e municipal, no Palácio São Joaquim.
Em seguida, às 10h30, a reunião foi ampliada com a participação de diretores do COL e outros representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, no auditório da Arquidiocese.
Gasbarri agradeceu os esforços de todas as esferas de governo e dos voluntários. Disse que está acompanhando o trabalho para a realização da JMJ Rio2013. “Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe. Mudou o Papa”, afirmou.
“Tínhamos uma túnica sob medida para o Papa e, agora, precisamos fazer outra. Agora, vamos atualizar o programa do Papa Francisco de acordo com sua sensibilidade”, disse.
Antes de vir ao Rio, Gasbarri apresentou o programa da JMJ ao Papa Francisco. Ele garantiu que a primeira viagem internacional do Papa será o Brasil e o “foco do programa” será o Brasil, o Rio de Janeiro e a JMJ Rio2013. “Vamos adaptar a agenda e seguir sua sensibilidade”, afirmou.
Gasbarri confirmou a participação do Papa nos Atos Centrais da JMJ Rio2013 (Cerimônia de Acolhida ao Papa, Via-Sacra, em Copacabana, Vigília e Missa de Envio, no Campus Fidei, em Guaratiba). O primeiro Ato Central da JMJ é a Missa de Abertura, presidida por Dom Orani, que ocorre sem a presença do Papa. Na tarde, ele visitou locais que devem integrar a agenda.
Para Dom Orani, a Jornada representa um “horizonte vasto que se abre diante de todos para servir ao mundo”. “Teremos jovens católicos, judeus, muçulmanos, evangélicos, de várias nacionalidades, idiomas, de países em guerra, todos vivendo como irmãos. Nosso trabalho deve marcar o futuro de muita gente”, afirmou.


Que tal participar de uma Academia diferente?


Atenção galera jovem!
Neste sábado, dia 16 de março, a Missão Canção Nova de Brasília inaugura o Grupo de Jovens “JOVENS SARADOS”!
A cada 15 dias a juventude da Capital do Brasil é convidado “malhar” a sua alma  e permitir que Deus faça tudo novo em sua vida!

Jovens Sarados
Jovens sob a graça de Deus
Não fique de fora!
Neste Sábado, 16 de março, a partir das 4h30 da tarde, Local: Paróquia Nossa Senhora do Carmo 913 sul.
Venha descobrir como é possível aproveitar as coisas boas da vida, sendo de Deus sem deixar de ser jovem!
Informações 3252 7050

Canção Nova 12 anos na capital do Brasil


Aniversário é a comemoração anual de qualquer evento importante. E no mês que vem  a Canção Nova estará comemorando mais um ano da Canção Nova aqui na cidade de Brasília e você não pode ficar fora dessa.

Com muita coisa boa para você nesse dia. Missa com Frei Josué, Show com Eliana Ribeiro, pregações e muito mais….



É um evento comemorado por muitos tipos de cultura ao redor do mundo. Em vários países lusófonos, em aniversários de nascimento de uma pessoa, é comum que se faça uma festa e todos cantem ao aniversariante a canção “Parabéns a você“.

Messias de Souza participa de jantar com a Juventude Católica


O Administrador de Brasília Messias de Souza participou do jantar beneficente da Paroquia Nossa Senhora do Carmo na 913 sul.
Messias disse que esse contato e muito importante com a Juventude Católica de Brasília.

Ele também disse que toda vez que é convidado faz de tudo para participar.

Agnelo abre centro contra dependência de drogas e álcool em Samambaia


Até junho, mais três unidades especializadas no atendimento de usuários de álcool e outras drogas serão entregues à população

O governador Agnelo Queiroz inaugurou hoje o sétimo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), ação que faz parte da política de enfrentamento ao crack e outras drogas, que em dois anos aumentou em 77% o atendimento a usuários de entorpecentes.
"Quando chegamos ao governo, em 2011, o DF era uma das piores unidades da Federação no atendimento psicossocial. Hoje, já temos seis CAPS-AD em funcionamento e nosso atendimento já é considerado muito bom pelo Ministério da Saúde", contou o chefe do Executivo.
"Com a inauguração de mais três CAPS-AD, que funcionarão 24 horas até junho, chegaremos próximo ao atendimento de excelência", completou Agnelo.
Cada CAPS mantém uma equipe de mais de 70 profissionais, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas. Eles atendem adultos usuários de drogas que procuram ajuda para deixar o vício, além de oferecerem suporte às famílias.
Cada paciente tem um projeto terapêutico individual e é acompanhado por uma equipe multidisciplinar que permanece até 14 dias no Centro de Atenção. Após o período, ele poderá ser encaminhado para a unidade de acolhimento, onde ficará por até seis meses, e participará, em seguida, de atividades no centro de acolhimento ou no próprio CAPS-AD.
INVESTIMENTOS - Nos últimos dois anos, Samambaia recebeu três clínicas da família que realizaram mais de 35 mil procedimentos. A cidade ganhou, ainda, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do DF, que já fez mais de 173 mil atendimentos aos moradores de Samambaia e demais localidades da região metropolitana de Brasília.
Nas próximas semanas, o governador Agnelo Queiroz deve inaugurar uma unidade de acolhimento que funcionará de forma integrada ao CAPS-AD. A cidade também receberá a quarta Clínica da Família em Samambaia.

Pastorais da Juventude lançam cartaz e subsídio para a Semana da Cidadania 2013



A Semana da Cidadania (SdC) ocorre todos os anos, desde 1996 durante os dias 14 a 21 de abril e enfatiza a dimensão sociopolítica como parte do processo de formação integral promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJMP e PJR), juntamente com os Centros e Institutos de Juventude, sendo uma de suas três Atividades Permanentes e atividade oficial da Igreja no Brasil.
É uma ação do discipulado missionário de milhares de grupos de jovens e militantes organizados como Igreja nas comunidades, nas escolas, nos meios populares e nas comunidades rurais. É o exercício do anúncio evangélico de vida plena; anúncio engajado na realidade concreta dos sujeitos jovens, comprometido com a reparação das injustiças e com a construção da igualdade social, como sinais do Reino de Deus.
A Semana da Cidadania constitui parte de nosso compromisso apostólico de anunciar e construir vida plena. É um espaço para a convocação de novos grupos de jovens e para despertar para a vida comunitária e é nossa oportunidade, como jovens, de compor a história da construção dos nossos direitos.
Com a proposta de lutar pela vida da juventude e enfatizar a necessidade deste diálogo, é que neste ano de 2013 a Semana da Cidadania abordará a temática “Juventude: vidas pela vida”inspirada pelo lema “Pastorais da Juventude contra a redução da maioridade penal”.
A defesa da vida da juventude sempre foi pauta dos trabalhos e ações desenvolvidas pelas Pastorais da Juventude, por isso, neste ano em que a Campanha da Fraternidade trabalhou como tema: Fraternidade e Juventude queremos evidenciar ainda mais a defesa da vida, dizendo não à redução da maioridade penal, por entendermos que esta mudança na lei permitirá que mais vidas sejam comprometidas em sua formação integral.
A sociedade, por conta do aumento da participação de adolescentes e jovens em delitos e crimes noticiados diariamente acaba por acreditar que esta proposta responderá a este problema social. Porém, entendemos que somente com a efetivação das políticas públicas, melhorias no acesso à educação, à saúde, ao emprego, ao lazer, etc, permitirão a mudança tão sonhada nos índices de criminalidade que envolve a juventude. Seguindo ao Cristo Jovem, que não temeu os doutores da Lei, também nós, jovens das Pastorais da Juventude, não tememos em dizer que somos contra a redução da maioridade penal.
Materiais
Para fazer download dos materiais da Semana da Cidadania, basta acesso os links abaixo:
· Subsidio: http://migre.me/dZBGW
Vamos divulgar e fazer a Semana da Cidadania acontecer em todos os cantos de nosso país!

Atividades Permanentes 2013
Todos os anos as Pastorais da Juventude realizam três Atividades Permanentes, que são parte de sua ação no cuidado com a vida da juventude, ao modo de Jesus de Nazaré, e do processo de formação integral que desenvolvem com os/as sujeitos jovens. A Semana da Cidadania (SdC), a Semana do Estudante (SdE) e o Dia Nacional da Juventude (DNJ)são realizadas como um processo, por isso são organizadas a partir do planejamento das ações das Pastorais no ano e têm os/as jovens como protagonistas. Sendo que a partir de 2011, o DNJ é realizado em parceria com as diversas expressões de juventude da Igreja do Brasil.
São realizadas em sintonia com a Campanha da Fraternidade, com o Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude e com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil.
Para o triênio 2012-2014 as Atividades Permanentes terão como eixo norteador a expressão: A defesa da vida na construção da Civilização do Amor. Dialogando também com a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens e com o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil na América Latina.
Em 2013, ano que a Igreja celebra os 50 anos de abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II e o Ano da Fé e ainda no Brasil teremos um ano voltado para a temática juvenil, com a realização da Campanha da Fraternidade sobre juventude e a JMJ no Brasil, sendo assim não nos faltam razões para caminhar juntos.
Dentro da ação pastoral com jovens no Brasil e na América Latina o caminho nos direciona para o lugar bíblico de Betânia, lugar de acolhimento e compromisso com o Reino e é com esta certeza que procuramos nas Atividades Permanentes deste ano várias formas de estar com Jesus, de caminhar com Ele na construção do Reino. Neste caso, encontrar e caminhar com Ele é também encontrar com a comunidade, com o grupo, com a família, com a cultura, com a religião, com as dores do povo, do planeta, com as lutas, as conquistas e os sonhos dos/as jovens.

Brasília é a Capital Ibero-Americana da Juventude 2013


Título da Unesco e do governo federal possibilitará a execução de políticas voltadas para os jovens do DF
 
Perto de completar 53 anos, Brasília foi escolhida como a Capital Ibero-Americana da Juventude 2013 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo governo federal. O título é um reconhecimento das políticas públicas desenvolvidas pelo atual governo do DF para a juventude e possibilitará o fortalecimento de programas voltados para esse público nas áreas social, cultural, econômica e científica.
Ainda neste mês, o GDF lançará medidas para qualificar e garantir a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Uma delas será o programa Jovem Candango, que empregará adolescentes em empresas públicas, com remuneração, carteira de trabalho assinada, 13º salário e férias.
"Posteriormente, vamos mobilizar a sociedade e a área privada para ampliar as vagas de emprego para nossos jovens. É uma política global, que envolve várias secretarias do governo", completou o governador Agnelo Queiroz.
Também serão criados Centros de Juventude, espaços para convivência e qualificação dos jovens. As unidades serão instituídas -até o início do segundo semestre em Samambaia, Ceilândia, Paranoá, Planaltina e Estrutural.

Papa deseja boa Páscoa


ubietorbi.30.03

Após a celebração da Missa de Páscoa, Papa Francisco assomou ao balcão central da Basílica de São Pedro para conceder a tradicional Benção Urbi et Orbi (para a cidade e o mundo), a Indulgência Plenária e os augurios de Boa Páscoa.
Antes da leitura da mensagem e após conceder a Indulgência, as bandas da Guarda Suiça e das Armas italianas executaram trechos dos hinos Pontifício e da Itália.
Na mensagem Urbi et Orbi, o Santo Padre falou sobre como Jesus e sua misericórdia são a resposta a tantos desertos atravessados pelo homem hoje, apelou pela paz em todo o mundo, especialmente naquelas regiões palco de conflitos e nos convidou a sermos guardiões da criação.
Eis na íntegra a mensagem:
“Amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro, boa Páscoa!
Que grande alegria é para mim poder dar-vos este anúncio: Cristo ressuscitou! Queria que chegasse a cada casa, a cada família e, especialmente onde há mais sofrimento, aos hospitais, às prisões... Sobretudo queria que chegasse a todos os corações, porque é lá que Deus quer semear esta Boa Nova: Jesus ressuscitou, uma esperança despertou para ti, já não estás sob o domínio do pecado, do mal! Venceu o amor, venceu a misericórdia!
Também nós, como as mulheres discípulas de Jesus que foram ao sepulcro e o encontraram vazio, nos podemos interrogar que sentido tenha este acontecimento (cf. Lc 24, 4). Que significa o fato de Jesus ter ressuscitado? Significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e a própria morte; significa que o amor de Deus pode transformar a nossa vida, fazer florir aquelas parcelas de deserto que ainda existem no nosso coração.
Este mesmo amor pelo qual o Filho de Deus Se fez homem e prosseguiu até ao extremo no caminho da humildade e do dom de Si mesmo, até a morada dos mortos, ao abismo da separação de Deus, este mesmo amor misericordioso inundou de luz o corpo morto de Jesus e transfigurou-o, o fez passar à vida eterna. Jesus não voltou à vida que tinha antes, à vida terrena, mas entrou na vida gloriosa de Deus e o fez com a nossa humanidade, abrindo-nos um futuro de esperança. Eis o que é a Páscoa: é o êxodo, a passagem do homem da escravidão do pecado, do mal, à liberdade do amor, do bem. Porque Deus é vida, somente vida, e a sua glória é o homem vivo (cf. Ireneu, Adversus haereses, 4, 20, 5-7).
Amados irmãos e irmãs, Cristo morreu e ressuscitou de uma vez para sempre e para todos, mas a força da Ressurreição, esta passagem da escravidão do mal à liberdade do bem, deve realizar-se em todos os tempos, nos espaços concretos da nossa existência, na nossa vida de cada dia. Quantos desertos tem o ser humano de atravessar ainda hoje! Sobretudo o deserto que existe dentro dele, quando falta o amor a Deus e ao próximo, quando falta a consciência de ser guardião de tudo o que o Criador nos deu e continua a dar. Mas a misericórdia de Deus pode fazer florir mesmo a terra mais árida, pode devolver a vida aos ossos ressequidos (cf. Ez 37, 1-14).
Eis, portanto, o convite que dirijo a todos: acolhamos a graça da Ressurreição de Cristo! Deixemo-nos renovar pela misericórdia de Deus, deixemo-nos amar por Jesus, deixemos que a força do seu amor transforme também a nossa vida, tornando-nos instrumentos desta misericórdia, canais através dos quais Deus possa irrigar a terra, guardar a criação inteira e fazer florir a justiça e a paz.E assim, a Jesus ressuscitado que transforma a morte em vida, peçamos para mudar o ódio em amor, a vingança em perdão, a guerra em paz. Sim, Cristo é a nossa paz e, por seu intermédio, imploramos a paz para o mundo inteiro.
Paz para o Oriente Médio, especialmente entre israelitas e palestinos, que sentem dificuldade em encontrar a estrada da concórdia, a fim de que retomem, com coragem e disponibilidade, as negociações para pôr termo a um conflito que já dura há demasiado tempo. Paz no Iraque, para que cesse definitivamente toda a violência, e sobretudo para a amada Síria, para a sua população vítima do conflito e para os numerosos refugiados, que esperam ajuda e conforto. Já foi derramado tanto sangue… Quantos sofrimentos deverão ainda atravessar antes de se conseguir encontrar uma solução política para a crise?
Paz para a África, cenário ainda de sangrentos conflitos: no Mali, para que reencontre unidade e estabilidade; e na Nigéria, onde infelizmente não cessam os atentados, que ameaçam gravemente a vida de tantos inocentes, e onde não poucas pessoas, incluindo crianças, são mantidas como reféns por grupos terroristas. Paz no leste da República Democrática do Congo e na República Centro-Africana, onde muitos se vêem forçados a deixar as suas casas e vivem ainda no medo.
Paz para a Ásia, sobretudo na península coreana, para que sejam superadas as divergências e amadureça um renovado espírito de reconciliação.
Paz para o mundo inteiro, ainda tão dividido pela ganância de quem procura lucros fáceis, ferido pelo egoísmo que ameaça a vida humana e a família – um egoísmo que faz continuar o tráfico de pessoas, a escravatura mais extensa neste século vinte e um. Paz para todo o mundo dilacerado pela violência ligada ao narcotráfico e por uma iníqua exploração dos recursos naturais. Paz para esta nossa Terra! Jesus ressuscitado leve conforto a quem é vítima das calamidades naturais e nos torne guardiões responsáveis da criação.
Amados irmãos e irmãs, originários de Roma ou de qualquer parte do mundo, a todos vós que me ouvis, dirijo este convite do Salmo 117: «Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterno o seu amor. Diga a casa de Israel: É eterno o seu amor» (vv. 1-2)”.
Antes da leitura da mensagem e após conceder a Indulgência, as bandas da Guarda Suiça e das Armas italianas executaram trechos dos hinos Pontifício e da Itália.
Ao final, o Papa Francisco saudou em italiano a todos os presentes e a quantos acompanhavam a cerimônia através dos meios de comunicação, desejando que levassem as suas familias e aos países de origem “a mensagem de alegria, de esperanza e de paz, que a cada ano se renova com força. O Senhor resucitado, vencedor do pecado e da morte, seja o sustento a todos, especialmente os mais fracos e necesitados.”
O Santo Padre também agradeceu aos produtores dos Países Baixos que doaram as ‘belíssimas flores’ que ornamentaram a Praça São Pedro e o altar.
“A todos repito com afeto – disse – Cristo resucitado guie a todos vocês e toda a humanidade no caminho da justiça, do amor e da paz”, concluiu.

Ao final da cerimônia, os sinos da Basílica de São Pedro repicaram efusivamente, em manifestação pela alegria do Senhor ressuscitado.

Mensagem de pastor




Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília

“Daí graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia”. Assim rezamos, hoje, com o Salmo 117, continuando a expressar o nosso louvor e alegria pela Páscoa da Ressurreição do Senhor. A Igreja nos  pede que “os cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes sejam celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa”.
O segundo Domingo da Páscoa é o Domingo da Divina Misericórdia. Jesus Ressuscitado se faz presente entre os seus discípulos demonstrando a sua grande misericórdia para com eles e para conosco. O Evangelho segundo S. João, hoje proclamado, nos apresenta o primeiro encontro de Jesus com os seus discípulos após a paixão e a morte na cruz (Jo 20,19-31).  Depois de ter sido traído e abandonado por eles, Jesus os reencontra desejando-lhes seguidamente a paz e oferecendo-lhes o dom do Espírito, juntamente, com a missão de perdoar os pecados. Ao invés de cobrar explicações ou de condenar, Jesus lhes transmite a paz e propõe o perdão.
O texto meditado destaca a figura do apóstolo Tomé. Num primeiro momento, ele não estava na comunidade dos discípulos, quando o Senhor se colocou no meio deles, e nem acreditou no testemunho dado por eles. Por isso, não foi capaz de fazer a experiência do encontro com Jesus Ressuscitado. Num segundo momento, estando novamente com os discípulos, ele encontra Jesus. Numa atitude de fé, Tomé se prostrou diante dele, proclamando: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28). O Evangelho nos mostra, assim, a importância de estar na comunidade dos discípulos para encontrar Jesus Ressuscitado e alimentar a fé em Cristo, a ser testemunhada na vida cotidiana.
Para viver em comunidade, assim como, para viver em família, necessitamos muito da misericórdia divina e também da misericórdia entre nós, o que inclui o perdão ao próximo. Neste Tempo Pascal, somos convidados a acolher o perdão e a paz de Cristo para oferecê-los aos irmãos. Assim fazendo, estaremos vivendo a Páscoa que celebramos, tempo de vida nova, pela graça de Deus. Além disso, a misericórdia nos leva a voltar o coração para os enfermos e sofredores, como sinal da fé em Cristo, a exemplo do que ocorria na comunidade primitiva, conforme o livro dos Atos dos Apóstolos, proclamado na primeira leitura (At 5,12-16).  
Lembramos a todos, que a solenidade da Anunciação do Senhor será celebrada, em toda a Igreja, nessa segunda feira, dia 08, pelo fato do dia 25 de março ter ocorrido na Semana Santa. Pedimos as orações dos fiéis pela Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a ser realizada em Aparecida – SP, nos dias 10 a 19 de abril.

Missa nas Paróquias Arquidiocesanas


  Clique em sua cidade e descubra o horário de missa na paróquia desejada.

Missa nas Paróquias do Ordinariado Militar


Missa em Mosteiros


Missas em outros idiomas

Missas em Universidades



Clique aqui e localize a sua paróquia

Inscrição para o Concurso do Hino da CF 2014


Os compositores que desejam participar do Concurso do Hino da Campanha da Fraternidade 2014 - que tem como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1) - têm até o dia 29 de abril para enviarem as suas composições à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Para ter chance de vencer o concurso, é importante que a música tenha caráter vibrante, vigoroso, “energizador” e convocativo; melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia; força melódica e rítmica eficazes para a dinamização das potencialidades individuais e grupais. Deve ter também embasamento bíblico e traduzir em linguagem poética os conteúdos do tema, lema, objetivos e demais indicativos de reflexão.
De acordo com a CNBB, o concurso será realizado em um único edital, letra e música, simultaneamente, podendo haver parceria de letristas e músicos.
Os interessados em concorrer devem enviar a sua composição à CNBB, no seguinte endereço: CNBB (Setor Música Litúrgica) SE/Sul, Q. 801, Conjunto “B” CEP 70200-014 Brasília – DF.
No lado externo do envelope deve conter o pseudônimo do (a) autor (a). Já dentro da correspondência, num envelope fechado, o nome verdadeiro do (a) compositor (a), junto com o termo de Cessão de Direitos Autorais (Cf. ANEXO II), preenchido e assinado.
Clique aqui e leia o edital
Informações:

Local: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Endereço: E/Sul Quadra 801 Conjunto “B” / BRASÍLIA – DF 
Telefone:(61) 2103-8300 - Fax:(61) 2103-8303
Site: www.cnbb.org.br

EJOC recebe inscrições neste sábado no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro




O EJOC convida jovens de 17 a 24 anos para fazer o XVLIII encontro, que será realizado no dia 25 e 26 de maio. A inscrição ocorrerá no sábado dia 06/04/2013 às 18h, no centro catequético do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que fica em Taguatinga Centro. Serão 120 vagas divididas para homens e mulheres.
 Os requisitos são:
1.    Morar em Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Samambaia e Park Way (1 a 5). Se até a data do encontro o inscrito mudar para fora de alguma dessas áreas, não poderá participar do encontro;
2.    Levar documento de identificação, comprovante de residência e o valor de R$ 40,00;
3.    Não serão aceitas procurações. O jovem deve comparecer pessoalmente no ato da inscrição;
4.    Não serão aceitas listas feitas por qualquer pessoa que seja;
5.    Não será aceito, de nenhuma forma, que se guarde lugar na fila para outras pessoas, sobe pena de não poder realizar a inscrição.
A organização pede para que evitem chegar antes das 14h.
 
Venha viver essa experiência com Deus!
 
SAIBA MAIS:
O QUE É O EJOC?
O EJOC (Encontro de Jovens com Cristo) é um movimento católico tradicional em Taguatinga que vem produzindo cada vez mais frutos de fé, alegria e esperança e animando a juventude cristã.
HISTÓRICO DO EJOC
O EJOC foi fundado pelo Padre Antônio Bernardo e por oito casais participantes do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Inspirados no movimento jovem “Segue-me”, tradicional em Brasília, e incentivados pelo padre Antônio Bernardo, começamos a nos reunir em 1979 para estudar e montar a estrutura do Encontro de Jovens com Cristo”, explica Regina. Após o estágio preparatório, o primeiro EJOC (retiro espiritual de dois dias) pôde ser finalmente realizado em abril de 1980, tendo como principal objetivo engajar os filhos de encontreiros do ECC nos trabalhos da Igreja.
ATIVIDADES DO EJOC NO SANTUÁRIO
Os jovens e casais encontreiros têm trabalhado não só nos dois dias do encontro, mas também vêm se dedicando a outras atividades promovidas pelo Santuário e pela Arquidiocese de Brasília. Na Paróquia, participam de espiritualizações, ajudam na liturgia da missa das 20 horas aos domingos, auxiliam em eventos missionários, religiosos e em campanhas sociais.
O EJOC realiza reuniões e dias de formação espiritual, tardes de louvor e adoração a Deus, vigílias, promove campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos, visita a creches e asilos e agora conta com um grupo de canto, o Coral do EJOC.
“A comunidade Ejoquiana é muito numerosa e não há a possibilidade de convidarmos todos os encontreiros para trabalhar nas equipes do Encontro. Por isso, é interessante que os Ejoquianos procurem se engajar em outros grupos e projetos do EJOC e das demais pastorais”, afirma Guto (ex-integrante do grupo dirigente). “Temos a intenção de formar ainda um grupo de teatro e de vigília e de incentivar todos os ejoquianos que porventura não tiverem feito a Primeira Comunhão e o Crisma a vivenciar esses sacramentos. Queremos diversificar e explorar ao máximo os dons e serviços missionários na Igreja. Afinal, os jovens – em harmonia com casais, crianças e idosos – precisam crescer espiritualmente e demonstrar, por meio de obras concretas e testemunhos, a sua parcela de compromisso cristão e de responsabilidade”.

Brasília se organiza para a Semana Missionária



Na Arquidiocese de Brasília, uma comissão formada por jovens de diversos movimentos e grupos já prepara as ações para receber mais de 20 mil peregrinos na capital do país. Sob o comando do Setor Juventude da Arquidiocese, eles já se reúnem há três meses. Na próxima semana, acontece mais uma reunião afim de organizar os trabalhos tendo como base o subsídio para a Semana Missionária, lançado pela CNBB.
O Setor Juventude pede que cada pároco envie dois jovens de sua paróquia para ajudar nos preparativos, visto que todas as paróquias participarão da Pré-Jornada. Informe aos padres de sua paróquia sobre esta reunião e peça-o que envie dois jovens para a reunião que acontece na Cúria Metropolitana no próximo sábado, às 14h30. Mais informações pelo telefone 61.3213-3341.

Ações práticas para o Ano da Fé


O Ano da Fé foi proclamado pelo Papa Bento XVI desde o último mês de outubro. São muitas as propostas para este tempo forte em que os católicos são convidados a reafirmar sua fé em Cristo e na Igreja.

Bento XVI, em suas catequeses, tem se dedicado a transmitir conteúdos que aprofundam questões próprias da fé cristã. Além disso, muitos estudiosos têm escrito sobre o assunto, propondo reflexões, apontando caminhos para que a Igreja corresponda ao apelo do Papa para este ano.
Apesar de todo o conteúdo já oferecido aos fiéis, alguns ainda podem se perguntar: como viver o Ano da Fé no dia-a-dia?
De acordo com o Padre Antônio Luiz Catelan Ferreira, Assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), há caminhos bem específicos para quem quer viver bem este tempo forte da Igreja Católica e colher bons frutos desta experiência.
O primeiro passo sugerido pelo padre Antônio Luiz, para viver o Ano da Fé no cotidiano da vida, é a leitura da Porta Fidei, Carta Apostólica escrita pelo Papa por meio da qual proclamou o Ano da Fé. Desta forma, diz o padre, o fiel viverá o Ano da Fé em comunhão com o Santo Padre e não de forma aleatória.
Depois, o padre sugere a recitação do Credo diariamente. Se possível, rezar o Credo Niceno-Constantinopolitano que é a profissão de fé ainda mais completa, originado nos Concílios de Nicéia (ano 325) e Constantinopla (ano 381). A recitação pode  suscitar no fiel o desejo de aprofundar o Credo e saber o que ele significa, afirma Padre Antônio.
Desde o início de sua vida apostólica, a Igreja elaborou o que passou a ser chamado de “Símbolo dos Apóstolos”(Credo), assim chamado por ser o resumo fiel da fé dos Apóstolos; foi uma maneira simples e eficaz da Igreja apostólica exprimir e transmitir a sua fé em fórmulas breves e normativas para todos. Nos seus doze artigos, o Creio sintetiza tudo aquilo que o católico crê.
No terceiro passo, o fiel deve estar atento às atividades que serão propostas nas paróquias por ocasião do Ano da Fé e vivê-las bem. Por fim, padre Antônio sugere que se tome o Catecismo e se comprometa com seu estudo ao longo deste ano especial para a Igreja.
Nas circunstâncias do Ano da Fé, onde os católicos são incentivados a redescobrir e aprofundar a fé, padre Antônio Luiz faz um alerta:
“É possível conhecer o Catecismo da Igreja e a Teologia, mas não ter fé. Um ateu pode estudar a Teologia e o catecismo católico e nem por isso crer. Ele pode decorar palavra por palavra, conhecer a Teologia melhor que um teólogo católico, mas esse conhecer do ateu é um conhecimento exterior. O conhecimento da fé típico do cristão é um conhecimento por dentro, amoroso, que envolve uma forma de participação. Essa forma produz muitos frutos.”
Logo, de acordo com o padre, é preciso cuidar para que o ato de conhecer e aprofundar a fé seja repleto de profundo amor por Cristo e pela Igreja e manifestem um desejo interior de crescer na fé, a fim de vivê-la melhor.
Pe. André Luiz - Comunidade Canção Nova

TEMPO DE FÉ


A data que marcou o início do Concílio Vaticano II, em 1962. O Papa convocou o Sínodo dos Bispos no mês de outubro de 2012 que terá como tema: “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, e que abrirá o “Ano da Fé”, que irá até a Festa de Cristo Rei, em novembro de 2013. É a Igreja cumprindo a missão que Jesus lhe deu: “Ide evangelizar!”.  A missão da Igreja é esta; Paulo VI disse que esta é a identidade e a missão da Igreja. Para a Igreja deixar de evangelizar seria como para o sol deixar de brilhar.
O Vaticano tem dado orientações de como deve ser este Ano especial. “O Ano da Fé quer contribuir para uma conversão renovada ao Senhor Jesus e à redescoberta da fé…”. A “Congregação da Fé” destaca que hoje é necessário um empenho maior a favor duma Nova Evangelização (“novo ardor, novos métodos e nova expressão”), para crer, reencontrar e comunicar a fé.
Recordando o 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, destaca que no Ano da Fé devem-se encorajar as romarias dos fiéis ao Vaticano, bem como à Terra Santa. O papel especial de Maria no mistério da salvação deverá ser ressaltado, e recomenda também  romarias, celebrações e encontros nos maiores Santuários Marianos no mundo.
A Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro deverá ser um evento de destaque dentro do Ano da Fé, uma “ocasião privilegiada aos jovens para experimentar a alegria que provém da fé no Senhor Jesus e da comunhão com o Santo Padre, na grande família da Igreja”. Sejam organizados simpósios, congressos e encontros de grande porte, a nível paroquiano, diocesano e internacional, que favoreçam o encontro com testemunhos da fé e o conhecimento da doutrina católica. Neste sentido o Vaticano pede que os fiéis se aprofundem no conhecimento dos principais Documentos do Concílio Vaticano II e o estudo do Catecismo da Igreja Católica, o que vale de modo particular “para os candidatos ao sacerdócio”.
O Vaticano deseja que haja celebração de abertura do Ano da Fé e uma solene conclusão do mesmo a nível de cada Igreja particular. E em cada diocese do mundo deverá ser preparada uma jornada sobre o Catecismo da Igreja Católica.  Também é pedido que neste Ano da Fé os fiéis  acolham com maior atenção as homilias, as catequeses, os discursos e as outras intervenções do Papa. “Cada Bispo poderá dedicar uma sua Carta pastoral ao tema da fé, recordando a importância do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja”. No período da quaresma, haja celebrações penitenciais para se pedir perdão a Deus, em particularmente pelos pecados contra a fé; e que haja maior frequência ao sacramento da Penitência. “As novas Comunidades e os Movimentos eclesiais, de modo criativo e generoso, saberão encontrar os modos mais adequados para oferecer o próprio testemunho de fé ao serviço da Igreja”.
Profº Felipe Aquino